Moda

Curso gratuito do setor de moda abre inscrições para grupos vulnerabilizados

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Foto: Divulgação

Uma iniciativa brasileira, focada em ampliar o acesso de jovens pertencentes a grupos vulnerabilizados aos empregos da indústria da moda, foi selecionada para receber recursos da PVH Foundation. Ligada à PVH, empresa proprietária da marcas Calvin Klein, a fundação renovou o apoio ao LabModa+, projeto do Instituto Ecotece, que visa desenvolver agentes de mudança para o setor – que precisa, com urgência, responder aos desafios socioambientais do nosso tempo.

Trata-se de uma jornada de formação de seis meses, que se inicia neste mês. São oferecidas 50 vagas gratuitas para participar de aulas e vivências em criação, design, estratégia, comunicação e gestão. A proposta vai além dos currículos tradicionais, trazendo para o centro temas como meio ambiente, trabalho e equidade, consumo consciente, cultura e empreendedorismo. Além do conteúdo teórico, os alunos passarão por vivências reais da moda, atividades de desenvolvimento humano e preparação para mercado de trabalho, incluindo mentorias e contato com marcas e profissionais de destaque em suas áreas.

Até o dia 11 de julho, o LabModa+ estará com inscrições abertas para seleção de jovens de 16 a 25 anos, moradores da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, oriundos de áreas periféricas ou pertencentes a comunidades pouco representadas na moda brasileira – negros, LGBTQIAPN+, imigrantes, indígenas e pessoas com deficiência física – para participarem da formação. Aqui, é importante lembrar que apesar do discurso de diversidade estar sendo comunicado por muitas marcas de moda, essa ainda não é uma realidade no mercado brasileiro.

“O Ecotece entende que é necessário diminuir as lacunas, levando um conhecimento especializado e latente sobre moda e sustentabilidade para jovens sem acesso à formação de alta qualidade e para locais onde esse assunto ainda é pouco debatido”, comenta Julia Toro, presidente do Instituto Ecotece, sobre a importância de proporcionar a conexão desse perfil de jovens ao mercado da moda.

 

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