O mercado da moda é uma potência mundial e suas tendências se estendem para além das passarelas, capas de revista e grandes lojas. Hoje, o universo fashion integra o ambiente online e movimenta a indústria do consumo, facilitando o acesso aos mais diversos produtos e serviços que envolvem o segmento.
O que antes era visto como um problema por não conseguir experimentar as peças, hoje é sinônimo de praticidade e conveniência ter milhares de estilos, valores e tipos de roupas ao alcance das mãos e em poucos cliques.
Em âmbito internacional, a indústria da moda cresce aproximadamente 11,4% ao ano, e tem estimativa de faturamento de US$ 1 trilhão até 2025, de acordo com dados apurados pela Valor Investe.
Além disso, o setor apresenta os maiores resultados na categoria de e-commerce B2C, com vendas atingindo US$ 525 bilhões por ano. No Brasil, as movimentações chegam a R$ 229 bilhões e correspondem a 15% de tudo o que é comprado pela internet.
Isso também se dá pela alta presença dos brasileiros no ambiente digital, pois somos o 3° país que mais acessa redes sociais. Diante desse número, os e-commerces se tornaram um segmento de negócios rentável e com múltiplas possibilidades.
Dicas para criar uma loja virtual no segmento fashion
1. Escolha um nicho de atuação
Para se destacar e conquistar reconhecimento, é preciso determinar a segmentação da sua loja online. Isso irá facilitar a fidelização do público-alvo, conforme as preferências, classe social, faixa etária, gênero, entre outros quesitos.
A moda te proporciona diversos nichos para escolher, como, por exemplo, plus size, infantil, moda fitness, feminino ou masculino, streetwear ou formal, entre outras opções.
2. Tenha uma vitrine atraente e atente-se ao cadastro dos produtos
O layout e a forma como os produtos serão exibidos são ainda mais importantes para uma loja virtual, visto que os clientes irão procurar cada detalhe sobre a aparência e a descrição dos itens para realizar uma aquisição segura. Contar com um sistema de gestão empresarial pode ser uma alternativa para centralizar tudo o que gira em torno do e-commerce, como estoque, controle financeiro, cadastros etc.
A experiência de compra deve ser satisfatória do começo ao fim, portanto disponibilize boas fotos, faça descrições completas e técnicas, invista em técnicas de SEO, ofereça uma tabela de medidas, possibilite avaliações e tenha um canal de suporte.
3. Esteja presente nas redes sociais e estabeleça uma estratégia omnichannel
Você precisa alcançar todos os lugares em que o seu público estiver, ou seja, Instagram, Pinterest, Facebook, TikTok, entre outras plataformas. Poste vídeos, fotos, feedbacks, depoimentos, novidades, promoções, cupons de desconto e tudo que possa agradar e transmitir confiança para o seu cliente.
4. Atente-se às tendências do mercado
Provadores e desfiles virtuais, tecidos líquidos, que mudam de cor ou à prova de fogo, roupas 3D, metaverso e NFTs. Tudo isso e muito mais já é realidade para grandes marcas nacionais e internacionais. Esteja sempre atualizado sobre tendências, cores, modelos etc.
5. Questões legais sobre e-commerce
Antes de abrir uma loja virtual, estude sobre todos os encargos tributários e legais que envolvem seu funcionamento, como ICMS, Simples Nacional, DAS, entre outros impostos que um profissional contábil pode te informar e apoiar.