Moda

Ponto Firme une crochê e inteligência artificial no SPFW

Share

Ponto Firme realizou desfile em parceria com a Rider no Copan durante o SPFW – Foto: Leca Novo

Desde 2015, o Projeto Ponto Firme, idealizado por Gustavo Silvestre, promove transformação social por meio da moda ao capacitar detentos e egressos do sistema prisional para trabalharem com o crochê.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na coleção apresentada no SPFW 55 – em parceria com a Rider para os calçados – , Silvestre se inspirou nas imagens criadas por inteligência artificial, inovando no fazer manual e no resultado com o crochê. “A coleção é bastante manual, mas teve inspiração da inteligência artificial, em imagens que beiram e ultrapassam o surrealismo, que nos colocam em dúvida se são reais ou não. A partir dessas inspirações, dos materiais e fios, a ideia é mostrar o crochê de uma forma como nunca foi vista”, afirma o fundador.

A linha, criada com mais de 30 artesãos, é marcada pela união de tecnologias, como por exemplo elementos que foram cortados a laser e finalizados em crochê com fios Náutico, Barroco Max Color, Encanto, Susi e Liza da Círculo, marca têxtil apoiadora do projeto desde 2018.

“Ficamos pensando no mundo fantástico que a gente poderia criar e surgiram os brilhos. Na pesquisa do brilho veio muito a questão do tecnológico. Como que a gente reinventa o paetê? Precisamos da ajuda das máquinas para desenhar paetês novos, tem muita peça cortada a laser. É a coleção que tem mais mão e mais máquina, a gente continua nessa fricção do tecnológico com o manual, virtual e físico, máquina e mão, para trazer as artes manuais, o crochê, para os dias atuais”, explica Silvestre.

Vitão para Ponto Firme - Foto: Leca Novo
Letticia Munniz para Ponto Firme - Foto: Leca Novo
Foto: Leca Novo
Foto: Leca Novo
Foto: Leca Novo
Foto: Leca Novo

Os 40 looks da coleção foram desenvolvidos pelos participantes e egressos do projeto Ponto Firme, da Penitenciária Adriano Marrey, e também pelos alunos da Escola Ponto Firme, que conta com um grupo de mulheres imigrantes propensas ou resgatadas de trabalhos análogos à escravidão na indústria da moda, mulheres trans em situação de vulnerabilidade social, pessoas refugiadas, detentos e egressos do sistema prisional.

Os jovens da periferia de São Paulo, que representam o coletivo Artesanato Chave, referência em acessórios e bonés de crochê, também contribuíram com as produções. Dudu Bertolini assina o styling dessa coleção e André Veloso, a beleza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024