Com estilo autêntico e diverso, o apresentador Manoel Soares se destaca por seus trajes que vão além de camisetas, calças, blazers e shorts, quebrando estereótipos e inspirando com seu estilo, a escolha de peças como saias e vestidos são bem-vindas no closet do artista e, saindo do básico sem perder a sua identidade, Manoel prova como a moda masculina pode ser plural.
Quando pensamos na palavra moda, é natural associarmos aos desfiles de passarelas e tendências, mas para Soares o conceito da palavra possui uma vasta definição, indo além da superfície do termo. Para ele, a moda também é uma forma de se comunicar e até mesmo se autoconhecer.
“Me preocupo com a estética e ainda mais com a mensagem que o meu visual pode passar para o mundo. Entendo a moda como algo além de uma tendência, pode ser um estilo de vida e até uma forma de autoconhecimento. Gosto de usar blazer e smoking, como também camisetas e calças e me sinto confortável com o uso de saias e vestidos, além de peças africanas, acredito que nosso estilo pode de certa forma valorizar nossa ancestralidade, quebrar tabus, preconceitos, como também divulgar uma causa ou luta”, afirma.
Para os homens que gostariam de testar o uso de saias e vestidos, vale lembrar que essas peças já foram a principal vestimenta masculina na antiguidade e, hoje, infelizmente, muitos homens se esquivam e não gostam por causa do preconceito e da falsa ideia da peça ser vinculada apenas para a moda feminina. Para começar a desconstrução, é interessante dar início com peças neutras ou com estampas e modelos que lhe agradam, para iniciar o processo de identificação.
Caso não goste do uso de saias e vestidos, está tudo bem, essa ideia só não deve ser associada a um preconceito, importante estar aberto a novas possibilidades de comunicação visual, além disso, ampliar suas opções na vestimenta pode trazer soluções incríveis na hora de se vestir. A versatilidade do guarda-roupa masculino é composto por diversas peças perfeitas para cada tipo de ocasião. Blazers de smoking, como citados pelo apresentador, são ótimas opções que dão “um ar” de sofisticação para o traje. As camisas também são peças mais formais, o que não lhe impede de utilizar com uma calça jeans para um ambiente mais descontraído.
Se você faz parte da turma do básico e acha que o seu estilo é composto por camisas, uma sugestão para acrescentar o visual, é a utilização de acessórios, como anéis, colares e relógios. O importante é se sentir bem e confortável e não deixar de usar algo que goste por pressão da sociedade.
“Com o tempo entendi que sempre me vesti de acordo com o que esperavam de mim, seguindo um padrão que era imposto, mas hoje vejo que ninguém melhor do que eu para saber o meu estilo e a maneira que escolho de me comunicar por meio das minhas roupas!”, completa Soares, que em sua última viagem adquiriu uma sandália originada do povo Massai, grupo étnico africano de seminômades, reconhecidos por serem bons pastores e guerreiros, o adereço produzido com pneus é tradição para o povo Massai. A moda para o apresentador também é uma representação cultural, por isso, sempre que viaja acaba adquirindo peças e aderindo ao seu visual.