Precursora em iniciativas ESG (Environmental, Social, Governance) desde sua origem, a Osklen trabalha diariamente para conectar em todas as suas ações e criações design, ética, consciência e impacto socioambiental positivo. Seguindo esse propósito, a marca lança duas coleções de upcycling, fruto de investimento em soluções inovadoras – uma com pegada urbana e a outra ainda mais exclusiva, com peças únicas e numeradas.
A coleção “RW – RE-DESIGN WASTE” nasceu de uma iniciativa de equipes internas da Osklen como um projeto de ressignificação estética de peças antigas. A partir de uma série de experimentos com desfibragem de matérias-primas, realizados no laboratório de inovação da label, os colaboradores chegaram a um tecido que une conforto e usabilidade com uma tonalidade única.
Foi só com o novo tecido em mãos, vendo sua cor e sentindo o seu toque e caimento, que a equipe de estilo desenvolveu a coleção, com uma atmosfera mais urbana que compõe colete, casaco, calças, macacão e bermuda.
Neste processo, 1.218 toneladas de roupas de coleções anteriores foram transformadas e ressignificadas em 1.245 novas peças, promovendo a economia circular. Em uma ação de reaproveitamento criativo que dispensa tingimento, gerando economia de água e energia.
“Temos a responsabilidade em oferecer novas alternativas possíveis dentro da moda, cada vez com mais impactos positivos. Uma busca que tangencia toda a empresa. O engajamento dos colaboradores de diferentes áreas deu vida a esse projeto mostrando mais uma vez que é possível entregar um produto correto, ético e com estilo”, explica Oskar Metsavaht, diretor de criação e estilo da Osklen.
Dos investimentos na cadeia de upcycling nasceu também uma edição de peças únicas, todas numeradas, desenvolvidas a partir de t-shirts desconstruídas e aparas de couro de pirarucu. Processo que envolveu a composição de matérias-primas recicladas com tecidos nobres como a seda, levando exclusividade e sofisticação à vestidos, bolsas e novas modelagens de t-shirts.
“A cada coleção a Osklen reforça o compromisso socioambiental com o planeta, possibilitando a experiência para as atuais e futuras gerações de que vestir uma moda sustentável, autêntica e transformadora é possível”, finaliza Metsavaht.