Retomada do Minas Trend revela potencial de marcas alagoanas
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Minas Trend reúne expositores de moda e joalheria – Foto: Divulgação/Lúcia Bastos
Depois de um hiato de mais de dois anos, o Minas Trend está de volta e chega à 28ª edição dos dias 2 a 4 de novembro em Belo Horizonte. Neste ano, destaca-se o empreendedorismo da moda alagoana, com o trabalho de 13 marcas associadas ao Sindicato do Vestuário do Estado de Alagoas, o Sindivest.
Com participações recorrentes desde 2015 e atuações marcantes pautadas em trabalhos feitos à mão, empresas do estado, todas elas lideradas por mulheres, estarão presentes no evento, desde veteranas, como Aquas Beachwear, Caleidoscópio, Maneka e Sandra Cavalcante, às estreantes Bruna Bert, Coolture, Lúcia Bastos, Milka Pereira Store, Perolah e Two Cousins, além de Coloral, Seeyu e Severa Fitness, integradas por formandas do Curso Técnico de Moda do Senai Alagoas.
“Por conta da pandemia de Covid-19, as marcas alagoanas, em sua maioria autorais, ganharam novo fôlego que impulsionou a participação na 28ª edição do Minas Trend. Elas demonstram a força de mulheres nordestinas que não só empreendem e estão nos holofotes, como também alimentam o ciclo da economia criativa, ofertando oportunidade de transformação social para outras mulheres de comunidades do estado, movimentando a cadeia produtiva por meio de técnicas manuais de costureiras, modelistas, bordadeiras, entre tantos outros ofícios”, comenta o presidente do Sindivest Alagoas, Francisco Acioli.
A Caleidoscópio, marca de joias e acessórios feitos à mão, contou com o trabalho de equipe de 27 mulheres artesãs para compor colares, pulseiras, brincos, broches e anéis da coleção intitulada “Família Florescer”. Peças em pérolas naturais, cristais, pedras brasileiras, fio de aço, prata, ouro, madeira e contas de vidro carregam um trabalho minucioso e de execução lenta, podendo levar até três dias para ficarem prontas.
A marca Lúcia Bastos não somente ofereceu curso de capacitação em porcelana fria para as artesãs que trabalham para a empresa, como há cerca de 5 meses aprimorou essa a técnica, deixando de lado a cerâmica convencional. O novo desafio permitiu o desenvolvimento de peças leves, resistentes, em que não há desperdício de matéria prima-prima.
Lúcia Bastos – Foto: Divulgação
Além de mostrar as coleções em estandes individuais, a moda alagoana revelará um tempero a mais com o debut das marcas Coloral, Seeyu e Severa Fitness, do Coletivo Alagoas, que também contará com a participação de alunas do Curso Técnico de Moda do Senai Alagoas que, pela primeira vez, estarão presentes em um evento do porte do Minas Trend, de acordo com o instrutor do curso e produtor Marcos Leão.
“Essa experiência de fazer parte do Minas Trend está sendo transformadora para as alunas, que desenvolveram uma plataforma de network batizada de Coletivo Doma durante o curso. Será uma oportunidade única de conhecer como funciona a engrenagem de negócios da moda, fator relevante para impulsar futuramente a trajetória de cada uma delas”, afirma.
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16.02.2024
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