Cada vez mais consciente de seu compromisso socioambiental por meio de ações práticas neste caminho, a Animale lança a 4ª edição do “Animale Vintage”, movimento sustentável que enxerga a moda como agente de transformação pessoal, social e ambiental. As peças centrais desta campanha são justamente as roupas antigas da marca, que serão ressignificadas para apoiar e alimentar duas frentes distintas: a primeira é o Instituto Dona de Si, que promove a capacitação de mulheres no Rio de Janeiro, e a segunda é um bazar promovido pela Animale com o intuito de reaproveitar e revender itens vintage, com a integralidade da renda revertida para o Núcleo de Corte e Costura do instituto.
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Até 12 de outubro, clientes e amigas serão incentivadas a separarem suas roupas com histórias de uso, em boas condições e de qualquer marca, e a trocarem por descontos de até 40% na aquisição de produtos da nova coleção da Animale (a porcentagem é feita com uma tabela precificada de acordo com o tipo de roupa). Com o fim da arrecadação e após análise interna, uma parte das peças – neste caso, somente as da Animale – irá para um bazar promovido pela marca, onde serão vendidas a preços especiais em quatro lojas selecionadas, nos dias 26 e 27 de outubro: Village Mall (RJ), Oscar Freire (SP), Pátio Batel (Curitiba) e Iguatemi Brasília. A outra parte das peças da marca será destinada ao Núcleo de Corte e Costura do Instituto Dona de Si, no Morro dos Prazeres (RJ), para a realização de um desfile que mostrará o resultado do trabalho de upcycling das costureiras participantes a partir dessas roupas doadas.
Criado pela atriz, autora, empresária, escritora e empreendedora social Suzana Pires, a organização tem o objetivo de acelerar talentos femininos nas mais diversas áreas, despertando a criatividade das alunas com iniciativas como o Lab de Moda, projeto de educação de moda e empreendedorismo que a Animale apoia.
“Este é o segundo ano de parceria com o Instituto Dona de Si. Elegemos esse projeto por ser feito por e para mulheres e por trazer uma possibilidade de renovação e reinserção no mercado de trabalho a quem está à margem da sociedade. E, além disso, essas mulheres aceleradas trabalham em uma área que nos é muito cara: a moda”, diz a CEO da Animale, Isabel Del Priore.
Com o objetivo de ajudar um maior número de pessoas por meio de suas inciativas, a Animale neste ano retomou o recebimento de peças de outras marcas para o projeto. “Queremos usar nossa capilaridade para atingir cada vez mais mulheres. Nesta edição, as roupas serão destinadas para diversas ONGs que promovem bazares, em que os lucros são a sua maior fonte de renda”, diz Isabel.
Sendo a única representante da indústria de moda brasileira como signatária do Movimento Elas Lideram, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global em parceria com a ONU Mulheres que se compromete com a paridade de gênero na alta liderança empresarial até 2030, a Animale conquistou resultados altamente positivos na última edição do “Vintage”:
– 30 mulheres se formaram no Lab de Moda Animale Dona de Si;
– 300 mulheres da comunidade foram impactadas diretamente;
– 38 crianças foram atendidas no Mini Lab de Moda, em ações educacionais, enquanto as responsáveis assistiam às aulas;
– 3.000 mulheres foram impactadas indiretamente; 17 coleções foram criadas no Lab de Moda Animale Dona de Si;
– 30 mulheres se formaram na Jornada Dona de Si de empreendedorismo.
O período de arrecadação vai até 12 de outubro, em todas as lojas Animale do Brasil. Mais informações sobre o Animale Vintage e como participar podem ser encontradas em www.animale.com.br/sustentabilidade-vintage.