A marca Highstil apresenta uma verdadeira imersão na cultura dos povos indígenas do Alto Xingu dentro de um contêiner montado na loja da Alameda Lorena, em São Paulo. “Amazônia Experience” inicia na semana de celebração do Dia da Amazônia, comemorado no dia 5 de setembro, e é baseado no dia a dia da Aldeia Afukuri, localizada no sul do Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso, onde a equipe da Highstil vivenciou as tradições, forma de vida, comidas, festas, danças e pinturas corporais desse povo.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A experiência virtual foi toda contextualizada pela instalação da artista plástica Maya Ramos, que esteve na viagem de imersão cultural e ambientou o contêiner para que o tour atinja diversas sensações como olfato, visão e audição. As imagens em 360 graus proporcionam uma vivência pela exuberante floresta amazônica com cores, histórias, força, plenitude e ancestralidade que se misturam à alegria das crianças e a um povo que preserva suas raízes.
Segundo a gerente de marketing da marca, Nivia Galego, “O ‘Amazônia Experience’ é uma união de imagens, sensações, olhares e emoções, onde temos a cultura dos povos indígenas como protagonista de nossa ancestralidade, imersos na floresta mais exuberante do planeta, em uma experiência imersiva e emocionante”.
Felipe Martins, embaixador da Highstil que tem uma estreita relação com a Aldeia Afukuri há mais de cinco anos, fez a conexão entre a marca e os indígenas. “Tive a honra de acompanhar a Highstil em diversos projetos de cunho social e ambiental. Na campanha da Amazônia, a label mantém seu direcionamento em busca de ações de real impacto. Quando falamos de Amazônia precisamos falar sobre os povos que lá vivem, e os indígenas sem dúvida são os moradores mais antigos desse bioma. A possibilidade de conectar os moradores da área urbana com os indígenas da Afukuri tem um papel gigantesco de educação e conhecimento. Esse é um projeto inédito no Brasil e mais uma vez a Highstil mostra pioneirismo, coragem e vontade de fazer a diferença”, diz.
Nesse projeto, a Highstil fez contribuições financeiras para a aldeia, incentivando a fomentação do turismo de base comunitária. Além disso, a marca fez doação de equipamentos para o indígena Denilson Kuikuro, um dos integrantes da equipe, para que ele possa fazer as captações de seu povo de acordo com seus desejos e olhar. “Meu grande sonho era poder contribuir com minha comunidade. Eu via os anciões partindo e nossa cultura estava morrendo. A Highstil ajudou nossa comunidade a preservar nossa história, nossa cultura que é muito importante. A Highstil também me deu a oportunidade de ser videomaker, esse foi meu primeiro trabalho. Agora tenho as ferramentas para realizar meu sonho”, conta Kuikuro.
O propósito dessa imersão é criar um diálogo intercultural, onde moda e tecnologia possam atuar como veículos para ampliar o respeito com a diversidade do nosso povo.
A marca convida todos a vivenciarem essa imersão na Amazônia no contêiner da Highstil. Com entrada gratuita, o “Amazônia Experience” fica aberto do dia 5 de setembro até 17 de dezembro e pode ser agendado pela plataforma Eventbrite.
Alameda Lorena, 1.879, Jardins, São Paulo, SP.