Foto: Zé Takahashi/ Fotosite
Nascida em Salvador e moradora do Rio de Janeiro, a modelo Rojane Fradique, de 35 anos, comemora o retorno às passarelas brasileiras. Grávida de seu segundo filho, Rojane é reconhecida como referência por ser uma das primeiras modelos carecas a despontar no mercado. “Também comemoro o fato de ser convidada para desfiles com as medidas atuais que tenho, desfilar grávida é uma grande evolução, reforça a representatividade que a moda vem abraçando”, reflete.
Foto: Divulgação/Mix Models
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Modelo desde 2003, Rojane começou a carreira em um concurso de modelos e, desde então, já foi recordista de desfiles no São Paulo Fashion Week e no extinto Fashion Rio, além de ter trabalhado em disputados mercados como Paris e Milão, entre outros.
“No dia do concurso que participei, em 2003, estava tendo uma greve de ônibus, uma das maiores greves já registradas no estado da Bahia. Eu tinha 16 anos e, mesmo sozinha e sem telefone, não desisti da oportunidade. Foi uma caminhada de mais de quatro horas até o local do evento, um desafio que enfrentei e que me ajudou a chegar até aqui”, relembra. Na ocasião, Rojane acabou saindo vitoriosa da etapa baiana do concurso.
Foto: Divulgação/Mix Models
Representada pela Mix Models, de Pedro Bellver e Wellington Vieira, ela já foi manicure e cabeleireira na infância, para ajudar na renda familiar. Logo construiu um portfólio de respeito, estampando campanhas para grifes como Arezzo, Adidas e Vivo, além de editoriais em revistas.
Foto: Divulgação/Mix Models
“O visual careca será para sempre, traduz quem sou. Além disso, tenho hoje outras medidas. Representar mulheres brasileiras é uma grande satisfação. O real hoje é ter na moda pessoas pretas, carecas, com corpos diversos, condizentes com a pluralidade do corpo da mulher”, diz.
Mãe de um menino, e no terceiro mês de gestação de seu segundo filho, Rojane também fez participações em novelas como “Belíssima”, onde atuou ao lado de Fernanda Montenegro, e em “Um lugar ao Sol”.
Foto: Divulgação/Mix Models
Na última edição do São Paulo Fashion Week – N52, ela esteve entre os destaques das grifes Baska, pilotada por Carlinhos Maia, e Lenny Niemeyer, que encerrou o evento com desfile no Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação/Mix Models
Em paralelo à carreira na moda, Rojane chegou a ser campeã estadual de kickboxing, em 2016. Nas horas vagas, pratica vôlei de praia, em Ipanema, e jiu-jitsu. “Desde o início da minha trajetória, busco evoluir o debate em torno da autoaceitação da mulher. Somos corpos diversos, etnias, belezas plurais. É muito significativo ocupar todos estes lugares”, finaliza.