Moda

Brocal: Tulipa Ruiz estreia como estilista na Casa de Criadores

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Tulipa Ruiz – Foto: Kendy Higashi

Criada pela artista visual e sonora Tulipa Ruiz e seu irmão, o produtor musical Gustavo Ruiz, a Brocal é uma agência que engloba editora, estúdio, produtora musical e uma marca de roupas e presentes criativos. E é Tulipa, responsável pelo braço visual da empresa, quem assina as criações da Brocal que serão mostradas no desfile de estreia da marca na Casa de Criadores, principal evento dedicado à moda autoral brasileira e um dos mais importantes da América Latina. Um catálogo composto por roupas estampadas com suas ilustrações e peças de crochê confeccionadas por ela mesma. 

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Gustavo Ruiz – Foto: André Djanikian

Vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz é cantautora e ilustradora. Formada em Comunicação em Multimeios, a artista tem suas músicas incluídas em filmes, novelas e games e costuma se apresentar em teatros e festivais do mundo todo, do Rock in Rio ao Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada com destaque em publicações como os jornais britânicos “The Guardian” e “The Independent”. 

Anelis Assumpção – Foto: André Djanikian

Uma de suas primeiras músicas, “Efêmera”, foi trilha sonora do game da Fifa e uma das mais recentes, “Banho”, foi gravada por Elza Soares. Tulipa fez capas de discos e teve seu talento reconhecido a ponto de ser chamada para criar capas e desenhos para livros e colaborar como ilustradora com o jornal “Le Monde Diplomatique Brasil”. Enquanto vê sua primeira coleção, “Aconteceu de Caber”, chegar às principais passarelas do universo da moda, a artista se prepara para entrar em estúdio e iniciar as gravações de seu quinto álbum. 

Liniker – Foto: André Djanikian

O desfile da Brocal, que será exibido no dia 26 de julho próximo, foi feito no formato fashion film pela Brocal Produtora em parceria com a Panamá Filmes, dobradinha vencedora do Prêmio Multishow na categoria Melhor Videoclipe (música “Tu”). Em 2021, a 48ª edição da Casa de Criadores acontecerá de 26 a 30 de julho, nas plataformas do evento (www.youtube.com/user/casadecriadores1 e casadecriadores.com.br)

Giovana Villefort – Foto: André Djanikian

A coleção

“Aconteceu de Caber” é o nome da primeira coleção da Brocal, em que a roupa serve como suporte para os desdobramentos das músicas e ilustrações de Tulipa. A artista tem como inspiração a música e a pluralidade dos corpos. “Como sou uma mulher grande, sempre foi uma verdadeira gincana encontrar roupas que me coubessem. O mercado não tem cabimento para o corpo gordo. Desenhar uma coleção e uma marca é criar um lugar de liberdade onde eu determino o que me cabe. A ideia de compor peças vestíveis faz parte de um movimento a que me propus, exercitar a musicalidade em diferentes suportes, suportes que possam acolher e acarinhar diferentes corpas e corpos”, diz Tulipa. 

Ligia Xavier – Foto: André Djanikian

Se a música tem o poder de fortalecer uma pessoa, talvez a roupa associada a essa música também possa compor essa sensação. “Aconteceu de Caber” é a possibilidade de se vestir algo e se sentir bem com isso. Trata-se de um verso da canção “Proporcional”, de Tulipa, cujo refrão “visto GG vc P” se refere à diferença entre tamanhos padronizados e o afeto entre pessoas de diferentes formatos. 

A coleção é formada por vestidos, shorts, calças, camisas, camisetas de algodão orgânico, jaquetas, viseiras e bonés com ilustrações, rapports de Tulipa, parangolés, saias e tops feitos em tricô e crochê por ela e sua mãe, Graziella Ruiz. “Minha mãe aprendeu a tricrochetar com minha avó, Edir, e eu aprendi com minha mãe, Graziella. Herdei todas as agulhas da minha avó e gosto de tecer desde criança. Não sigo receita, assim como não leio partitura. Meu ponto é bem parecido com meu canto, intuído e soprado por ancestralidades. Os parangolés são influência do meu avô Beto, que era pescador e tecia tarrafas”, conta a artista. 

Gabriel Scotch – Foto: André Djanikian

A coleção está disponível no e-commerce da @lojabrocal e uma parte da produção, como os parangolés crochetados por Tulipa, é feita sob demanda como solução sustentável e cuidadosa, com entrega prevista em até 20 dias. 

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