O exuberante mundo da moda tem ganhado espaço para além do mundo real. Isso porque muitos jogos virtuais, de grande acesso pelos internautas, estão apostando na reinvenção do mercado da moda, fazendo parcerias com marcas luxuosas e divulgando roupas que, até então, eram clássicas nas passarelas mundiais.
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Estilistas de etiquetas famosas estão desenhando roupas para os games, deixando-os mais estilizados, mais expressivos e com a possibilidade de compra pelos jogadores. Apesar desse recurso existir há anos em jogos virtuais, eles estão ganhando mais espaço e gerando um grande faturamento anual com essa nova estratégia de marketing.
Em 2019, a grife Louis Vuitton fez uma parceria com o jogo League of Legends, produzindo roupas virtuais e fazendo sucesso entre os gamers. Ela só não imaginava que o mundo passaria por uma situação caótica pouco tempo depois, onde o desfile nas passarelas seria proibido, em virtude da contaminação em potencial pelo novo coronavírus.
Com a pandemia, a moda se tornou ainda mais online, indo muito além das roupas virtuais, mas utilizando da relação entre como o consumidor vê as marcas e suas necessidades para compras. Pensando nisso, além de investir em consultoria em SEO para propor e executar estratégias que contribuem para um bom posicionamento no Google e, consequentemente, para serem encontradas mais facilmente pelos consumidores, bem como ações nas mídias sociais, as marcas tiveram que investir em tecnologias para realizar lançamentos de coleções à altura dos desfiles que eram realizados presencialmente até então. Muitas optaram por passarelas online em tempo real, para que o consumidor pudesse assistir ao evento. Outras, apostaram em formatos 3D e um estilo futurista, a fim de apresentar suas peças e inseri-las no mundo virtual da moda.
De acordo com Cairê Moreira, fundador de uma consultoria brasileira focada em digitalização da moda, em entrevista ao G1, “algumas empresas de jogos têm hoje um faturamento anual, gerado por roupas digitais, muito maior do que o faturamento de muitas marcas de luxo”. A parceria entre a grife francesa e o LoL deu origem a uma coleção física dedicada ao jogo, além da inserção de diversas outras marcas no mundo virtual da moda. Isso mostra uma estratégia para atrair consumidores mais jovens e exaltar as grifes em tempos difíceis.
O mundo está se reinventando e é necessário que as empresas se adequem a isso, apostando mais em marketing digital e em moda inteligente para atrair consumidores. Grifes estrangeiras já estão com serviços avançados, onde é possível o consumidor comprar uma roupa virtual a partir de uma foto do Instagram, por exemplo. Apesar de tudo parecer muito novo, há a expectativa de que a digitalização da moda seja comum nos próximos anos, com mais tecnologia e ferramentas surpreendentes para os internautas.