Top

Lingerie, conforto e autoestima: 5 dicas para escolher o modelo ideal

Foto: Reprodução/Instagram/@kimkardashian

As lingeries são peças-chave para garantir o conforto e autoestima das mulheres, além de trazer um charme especial para algumas produções fashion. Mas, para isso, é preciso saber escolher o modelo ideal. Pensando nisso, Fernanda Graneiro, head de imagem e estilo da Caedu, separou 5 dicas especiais para valorizar ainda mais as curvas femininas de acordo com os diferentes biotipos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Triângulo invertido, pera, ampulheta, retângulo ou oval, entender os diferentes biotipos femininos é o primeiro passo para a escolha da lingerie certa. “Entendendo cada tipo de corpo, é possível escolher as peças de roupas ideais e que valorizam a mulher, pensando sempre em proporções e equilíbrio. Não é diferente com as lingeries’’, explica Fernanda.

Dica 1 – Biotipo triângulo invertido

Esse tipo de corpo é caracterizado por ombros mais largos, quadris mais estreitos e seios mais avantajados. De acordo com a especialista, é preciso optar por lingeries que visualmente aumentam a proporção do quadril e que reduzam a proporção dos seios. ‘’Neste caso, são bem-vindos sutiãs de alta sustentação, com alças mais largas e em tons neutros e discretos, que não chamem muita atenção. Para aumentar o peso visual nos quadris, calcinhas detalhadas são uma boa escolha, como as que levam estampas, rendas e babados’’, indica.

Dica 2 – Biotipo pera 

O corpo “pera” geralmente representa mulheres de quadris largos, com ombros estreitos e seios pequenos. “Mulheres com este biotipo devem valorizar lingeries que chamem a atenção para a parte de cima do corpo, como sutiãs estampados, em renda, bordados e com lacinhos. Para os quadris, a ideia é reduzir a proporção, por isso calcinhas mais largas e em cores neutras e escuras são as ideais’’, afirma.

Dica 4 – Biotipo retângulo

O corpo retangular se caracteriza por proporções similares entre ombros, cintura e quadris, e de acordo com Fernanda, o segredo para valorizar esse biotipo é criar curvas. “Sutiãs de bojo, estampados, com detalhes em bordados e rendas são ideais para aumentar a proporção visual dos ombros e seios. Para os quadris, a ideia é usar e abusar de calcinhas estilo asa delta, com babados e detalhes laterais, como em amarrações. Outra dica valiosa e que faz a diferença no visual, são as cores fortes, aposte nelas.”

Dica 5 – Biotipo oval

Mulheres com o corpo oval contam com a cintura mais larga do que as linhas dos ombros e quadris, além disso, geralmente apresentam seios volumosos. “Para esse biotipo, o ideal é aplicar truques que afinam a cintura e que reduzam visualmente a região dos seios. Pensando nos sutiãs, a dica vai para a escolha de modelos que apresentam boa sustentação, em tons escuros, tecidos canelados ou com estampas em listras, que cumprem a função de reduzir a proporção visual. Para as calcinhas, opte pelos modelos mais cavados, como asa delta e com tiras finas nas laterais’’, indica.

Importante

Ainda de acordo com a profissional, para garantir o conforto das lingeries, é fundamental escolher o tamanho ideal. “A escolha do tamanho ideal das peças é fundamental para que não marquem os looks de forma negativa e para que as mulheres se sintam confortáveis. Como visto, existem diferentes tipos de corpo, e não necessariamente os tamanhos de sutiãs e calcinhas serão iguais. O importante é estar confortável e elegante, sem peças que apertam e que geram incomodo.  É preciso desconstruir a ideia do corpo perfeito e da padronização de tamanhos de vestimentas. O importante é se sentir bem’’, reforça.

Mais de Moda