Top

Corset volta como uma das principais tendências para os dias quentes

Foto: Divulgação

Com o aumento da temperatura e a chegada da temporada primavera/verão, cresce a busca por peças estilosas e que conversem com o clima mais quente. Apesar disso, ninguém esperava a volta de uma peça com ares históricos: o corset, que já marca presença em looks de famosas e aparece em várias redes sociais, em composições diferentes e que prometem virar tendência nos próximos meses.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O corset é uma peça de vestuário que surgiu por volta do século 16 na Inglaterra e era usada como lingerie, dando sustentação aos seios, posteriormente ganhando também a função de modelar o corpo, por meio de barbatanas feitas de diferentes materiais. Ao longo das décadas, a peça foi incorporada por outros grupos e ganhou novas características, ficando mais maleável, colorida e ganhando até versões com alças, e hoje aparece como um tipo de top ajustado ao corpo, ideal para ser usado no verão.

Na realidade, a peça que está sendo popularmente chamada de “corset” é uma espécie de busier ou corselete, sendo um tipo de corpete menos ajustado, mas que tem alguma estrutura, podendo conter barbatanas metálicas ou não, de acordo com a flexibilidade desejada. Já o corset original tem como finalidade modelar o corpo, modificando a cintura, sendo bem ajustado no corpo, e não somente estético. Apesar dessa discrepância na nomenclatura, não há problema em chamar a peça que está se tornando tendência de corset, uma vez que ela já está sendo popularmente conhecida dessa maneira. Confira algumas formas de usar o corset no dia a dia.

Combo com calça jeans

Investir nesse combo clássico é a melhor forma de se acostumar à peça, garantindo uma combinação acertada. Combinar um blazer e uma sandália de salto alto ao corset com a calça jeans ajuda a finalizar o look, além de permitir que a produção seja usada em ambientes que pedem uma produção mais séria. Já incluir uma jaqueta jeans e um tênis confere um resultado mais casual e extrovertido, perfeito para atividades mais tranquilas do dia a dia.

Produção fashionista

Para quem está mais acostumado com a peça, é possível expandir as combinações, criando looks com saias de diferentes tamanhos – podendo ser mini, midi ou longa – para acompanhar o corset. Também é possível fazer sobreposições, dependendo da flexibilidade que o corset apresenta, incluindo uma camisa ou até mesmo um vestido de mangas compridas feito de tecido mais fino por baixo, por exemplo, fazendo com que o corset se torne praticamente um acessório.

Invista em texturas

Apesar de o corset ser uma peça um pouco intimidadora, não é preciso ter medo, e arriscar na produção torna o processo de se vestir ainda mais divertido. Por isso, basta pensar em combinações interessantes e em itens que tornem o look coeso, mas ainda assim sejam inusitadas. Escolher peças mais formais, mas que tenham um toque diferente, como uma calça crepe colorida, ajuda a balancear o look, mas sem deixá-lo muito sério. Outra dica interessante é investir em casacos variados para garantir que a produção possa ser usada mesmo se a temperatura cair, já que o corset é uma peça que deixa uma grande quantidade de pele exposta.

Mais de Moda