Moda

Vert constrói loja do futuro em Bordeaux com núcleo ativista Darwin

Share

Foto: Divulgação

Desde 2005, a Vert tem criado tênis diferentes, misturando projetos sociais, justiças econômicas e materiais ecológicos. A união Vert e Darwin traz os modelos nunca lançados, os protótipos, com defeitos mínimos a preços reduzidos e alguns pares da antiga coleção.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Limpar, reparar e reciclar são as metas entre Vert e Darwin, em testes laboratoriais para criar a loja do futuro. Uma oficina de sapateiro irá reparar e limpar pares de tênis usados, enquanto aqueles em más condições serão coletados e reciclados.

Foto: Divulgação

Darwin é um lugar diferente, um playground em tamanho real para ecologia e inovação social, inspirada na culturas urbanas. Inaugurada em Bordeaux (França) em 2017, seu fundador Philippe Barre teve o desejo e a coragem para renovar esse antigo quartel e transformá-lo em um espaço alternativo, para compartilhamento e reflexão do papel da empresa a serviço do interesse geral e coletivo.

Foto: Divulgação

Esse lugar reúne 50 associações e 200 empresas, quebrando os tradicionais meios de integrar arte, varejo, cultura, trabalho e esporte. Conhecido também por ser um espaço coworking, Darwin é um espaço para compartilhar. Este antigo quartel militar de 90 mil m² no Quai des Queyries, revitaliza a imagem certa de Bordeaux. Abriga cerca de um milhão de pessoas todos os anos, 800 pessoas trabalham lá todos os dias, e esse número tende a crescer conforme os próximos meses.

Atuando como um núcleo ativista, Darwin desenvolveu uma fazenda urbana, um parque de skate gigante, espaços para artistas grafiteiros, uma mercearia orgânica e um restaurante orgânico chamado Le Magasin Général. Nos últimos anos, Darwin acolheu refugiados e tem sido solidário durante o confinamento social.

Foto: Divulgação

Todo ano, Darwin organiza o festival “Clímax” que reúne música e debates em torno de assuntos contemporâneos. Convidados tanto como a primatologista Jane Goodall, o filósofo Edgar Morin, o ativista amazônico Raoni ou a atriz Marion Cotillard são bem-vindos. O antigo quartel militar tornou-se um exemplo internacional de comprometimento ecológico. A VERT escolheu este lugar híbrido para lançar seu novo projeto: um espaço para limpar, reparar e reciclar seus pares antigos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024