Top

Para homens: aprenda a se vestir bem para trabalhar

Embora a principal preocupação no trabalho seja realmente o trabalho, se vestir bem e de acordo com o ambiente é crucial para transmitir uma boa imagem sobre si mesmo. Além disso, é uma ótima forma de colocar em prática o seu estilo. Em locais informais, como agências de publicidade, isso é mais fácil, mas em lugares formais você também consegue dar um toque pessoal para o look.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O estado das peças, o tipo de roupa que você usa e a forma como elas ficam no seu corpo podem demonstrar duas coisas muito diferentes: cuidado ou desleixo ー tanto com a aparência quanto com o trabalho. Isto não quer dizer que você tenha que usar as roupas mais caras da vitrine. Apenas que você deve vestir peças que condizem com o seu atual trabalho ou ambiente. O importante é se atentar ao dress code da empresa. Muitas, inclusive, não possuem padronização nenhuma, deixando os funcionários livres para vestirem o que gostam, considerando que é um ambiente de corporativo.

Ambientes formais

Em empresas mais formais, não há muita escapatória: dependendo do cargo e da posição em que você atua, é necessário seguir à risca a regra de etiqueta da empresa. Isso, na maioria dos casos, resulta na combinação da roupa social.

Se puder, compre três costumes ー conjunto de paletó e calça social ー. Os tons de cinza médio e azul marinho são os mais recomendados. Os lisos são mais discretos, enquanto os risca-de-giz podem ter mais versatilidade na composição.

O colete por baixo do paletó aberto é uma boa pedida para aqueles que desejam ser charmosos e, ao mesmo tempo, formais, além de ser uma boa alternativa para os dias mais frios. No caso dos cintos e sapatos, as cores preto e marrom são as mais indicadas. A malha de gola V também pode ser utilizada para substituir o colete.

Em ambientes formais como esses, é comum ficar com muito calor caso não haja ar-condicionado. Por isso, há uma alternativa para as camisas: a dobra da manga. É possível fazer essa dobra de forma estilosa, o que permite utilizar a manga longa apenas nos dias mais frios.

Dica: As camisas de algodão são as mais recomendadas, porque permitem que o seu corpo respire e a diminua a transpiração.

Ambientes informais

Como já foi dito anteriormente, algumas empresas de tecnologia, startups, agências de publicidade e empresas mais informais são liberais em relação ao dress code. Nesses casos, você tem mais flexibilidade para escolher a roupa com a qual se sente mais confortável. Para os mais vaidosos, no entanto, a escolha pode não ser tão fácil, em meio a tantas opções. Portanto, também é necessário ficar atento para combinar a praticidade com roupas próprias para o trabalho.

Se a organização não possui uma padronização de vestimenta definida e permite flexibilidade, não significa que você deva ir com bermuda de piscina, chinelo e sem camiseta/camisa para o trabalho, certo? A roupa que você usa e o cuidado que você tem com ela ー por mais simples que seja ー faz toda a diferença em um ambiente profissional. Essa situação é mais reveladora quando você precisa realizar reuniões internas ou com clientes externos.

Aqui, você é livre para utilizar o que mais lhe agrada: camisa ou camiseta No primeiro caso, você pode explorar estampas mais divertidas e informais. A dica em relação a manga, no entanto, continua a mesma. É melhor comprar uma camisa de manga longa e dobrá-la em dias quentes do que fazer uso da peça com mangas curtas. Se quiser deixar os braços livres, leves e soltos, opte pela camisa pólo ou camiseta mesmo.

No caso das calças, você também tem liberdade para escolher se prefere um jeans ou uma calça de sarja. Aposte no simples. Cores escuras e modelagens slim são as mais utilizadas. Dessa forma, é possível transmitir respeito, ao mesmo tempo em que fica confortável. Os cintos podem ser: marrom, verde ou preto, mas lembre-se sempre de combinar com a cor do sapato social masculino ou tênis. Isso transmite mais elegância.

Em ambientes mais informais ainda, o departamento pessoal da empresa pode até liberar o uso de bermuda. Imagine um dia bem ensolarado e você não precisar trabalhar de calça? Isso é ótimo! Mas, novamente, tenha cuidado na hora de escolher a vestimenta. Shorts de surf ou de piscina não são adequados para essa ocasião. O melhor é escolher bermudas de cores neutras, tecidos leves ou de alfaiataria. O comprimento mais utilizado é logo acima do joelho.

Com essas dicas, você poderá se vestir bem em ambientes formais e informais. Em locais onde o dress code é definido e rígido é difícil ousar, mas você também consegue imprimir a sua própria personalidade e criar o seu estilo profissional.

Mais de Moda