De tempos em tempos, uma tendência polêmica gera discussões e divide os fashionistas entre o amor e o ódio. Ugly sneakers e biker shorts são alguns exemplos da moda que gerou opiniões opostas. O novo calçado queridinho das fashionistas internacionais é bem comum para nós, brasileiros, mas talvez não seja o primeiro a ser lembrado na hora de montar um look: o chinelo de dedo.
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Os chinelos parecem ter conquistado o universo da moda, com aprovações de diversas marcas e influenciadores do hemisfério norte, que está passando pelo verão. O calçado apareceu na Season 8, da Yeezy, no pre-fall 2019 da Balenciaga e no verão 2020 da Vetements, por exemplo.
Mas chegar nessa posição levou tempo e os chinelos passaram muito tempo nas sombras do street style. Mas quando o calçado aparece no armário das Kardashians e passa a ser vendido em fast-fashions, isso quer dizer que ele ganhou o público depois de uma longa jornada no mundo da moda.
Foi a nossa queridinha Havainas que criou o chinelo de dedos de borracha, em 1962, patenteando como “solado com uma correia, decorado com duas faixas horizontais”. Durante cerca de 57 anos, o modelo era assimilado a idas à praia e opção para momentos cotidianos, como aquela ida a padaria. Mas durante a semana de moda de Copenhagen, há um ano, essa imagem começou a mudar, quando influenciadores como Pernille Teisbaek e Jeanette Madsen foram fotografados com o calçado.
A partir daí, os chinelos apareceram nos desfiles de grandes marcas, como Alexander Wang e Michael Kors, a partir da temporada de verão 2017. Na temporada seguinte, Rihanna lançou sua versão com salto do calçado, em uma contribuição entre a Fenty e a Puma.
Mas só agora a peça tem conquistado o street style e pode ser vista usada por diversas influenciadoras, como Lauren Carusso e Leandra Medine. Além disso, outras marcas, como Etro e Acne, incluíram a peça em suas últimas coleções. Veja na galeria como marcas e fashionistas estão apostando na tendência.