Não são só os meros mortais que se deslumbram com marcas como Louis Vuitton e Gucci, até mesmo os homens de Deus não resistem a esses luxos. Vyacheslay Baskakov, um padre ortodoxo russo, levou uma bronca da Igreja por gastar enormes quantias de dinheiro em peças de grife e pela gramática que usa em seu perfil no Instagram.
SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM
Apesar da conta ter sido deletada, o site The Moscow Times divulgou diversos prints das publicações do padre. Baskakov compartilhava seu acervo, que contava com peças-desejo como um bolsa Dionysus com alça de bambo e malas clássicas com o monograma LV.
A Igreja não ficou nada contente com o hábito do sacerdote e, através de um comunicado, um porta-voz de Cirilo I, bispo ortodoxo russo e patriarca de Moscou e de toda a Rússia, disse que era um ato de “mau gosto”. “A vida de um padre não pode ser dividida entre o público e o privado, e nenhum sacerdote pode agir como um padre em na igreja, entre a manhã e o horário do almoço, e depois ser quem ele quiser durante a tarde”, afirmou.
Baskakov se desculpou pelo seu comportamento no Instagram através de uma carta divulgada neste domingo (9). O padre afirmou que ele sofrerá penitência e que encerraria sua conta, além disso, tentou explicar porque fazia aquelas publicações: “Postava tudo que era agradável e não pecaminoso, tentei ser uma pessoa aberta. Fui avisado (contra isso), mas lutei por essa liberdade”, escreveu.
O padre também afirmou que nenhuma daquelas peças era dele, mas que ele as experimentava em lojas e que, ocasionalmente, adicionava fivelas a sapatos baratos, para que “parecessem festivos”. Baskakov também relatou que sofre de neuralgia e que alguns médicos recomendaram que ele usasse diferentes roupas para aliviar os sintomas, então ele “mudou o que pôde – os sapatos e lenços”.