A lenda do tênis Stan Smith, hoje com 71 anos, fez parceria com a Adidas em 1973 para promover um modelo de couro branco com uma aba verde e três listras perfuradas.
O sneaker foi originalmente apoiado pelo tenista francês Robert Haillet, em 1965, mas depois que ele se aposentou, a Adidas assinou um contrato de cinco anos com Smith, cujo agente negociou para ter uma ilustração de seu rosto na língua.
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Ao longo dos anos, o tênis se tornou proeminente na cultura pop e, até 2005, Smith recebia um valor fixo de royalties por cada par vendido. Mas agora ele acaba de assinar um contrato vitalício com a Adidas Originals.
Em 2011, a peça ganhou destaque no mundo da moda quando Phoebe Philo, ex-diretora de criação da Celine, usou os tênis na passarela. Em uma tentativa de reposicionar o tênis, que ainda era vendido principalmente em lojas de atletismo, a Adidas parou de produzir o calçado em 2012 e 2013, mas voltou a produzi-lo em 2014.
Agora, o tênis vem com diferentes inserções e se tornou um dos modelos mais vendidos da marca.
Segundo Torben Schumacher, gerente-geral da Adidas Originals and Style, essa parceria vitalícia, que segue o lançamento do livro de Smith Rizzoli intitulado “Stan Smith: Algumas Pessoas Pensam que Eu Sou Um Calçado!” Marca o compromisso da empresa com o tênis.
“O Stan Smith é um dos nossos estilos de tênis de couro clássico mais emblemáticos e reconhecíveis”, disse Schumacher. “Seu design atemporal transcendeu gerações. O tênis tem sido parte integrante da história original e continuará a ter um impacto duradouro nos próximos anos.”