Top

Moda e história: peças da Espaço Quadrado apresentam trechos da obra de Mary Del Priore

Neste sábado (29), a Espaço Quadrado lançou uma coleção capsula em parceira com a historiadora Mary Del Priore. As peças lançadas ganharam trechos do livro “História da Gente Brasileira – Volume 2: Império” na reinvenção do famoso xadrez Príncipe de Gales.

Segundo Mareu Nitschke, estilista da marca ao lado de Carlos Bertuol, a Espaço Quadrado sempre trabalha com um tema anual e este tipo de xadrez foi a escolha deste ano. As peças criadas em linho unem moda e literatura através de uma cartela de cores sóbria.

“Queriamos desconstruir esse príncipe e isso traz o conceito de se falar da sociedade e dos momentos que a gente vive. Como já era leitor da Mary, lembrei do livro ‘Império’, em que ela fala do cotidiano da vida durante o império e da importância da cultura francesa e da ‘estrangerização’ da nossa cultura. Essa era a ideia quando a gente falou de desconstruir o príncipe”, explicou Mareu.

Para a Del Priore, que gosta de um estilo mais clean, em que a pessoa consegue se reconstruir independente da sua roupa, a experiência foi inigualável. “O convite dos rapazes me deixou muito sensibilizada, porque gosto de imaginar que os brasileiros queiram bem ao seu passado, queiram se conhecer e conhecer melhor a sua história. Aceitei o convite imediatamente, porque ele vai no sentido de divulgar a história do Brasil”, disse Mary.

A historiadora sempre inclui a moda em suas publicações: “O interessante é que os livros que escrevo sempre tem uma presença muito grande da moda, porque ela evolui. O guarda-roupa de nossos ancestrais era paupérrimo, as pessoas tinham as mesmas roupas, que, inclusive, ficavam em testamento para a futura geração. Então os livros vão contando a história mostrando como a moda influencia o comportamento da mulher brasileira”.

Para Mareu, incluir história nas modelagens que já faziam parte da coleção foi fácil, já que o estilista foi monitor de história da arte durante a faculdade. “Os trechos demonstram como era a vida cotidiana das pessoas no Império. Sua relação com a comida, hábitos de casa, convívio. As coisas que as pessoas comuns faziam e que afrancesaram ao longo daquele período”, explicou o estilista sobre a escolha dos textos usados.

“Estou encantada, é tudo lindo e Mareu e Carlos são pessoas iluminadas, o que é muito importante. A gente vê o resultado de uma coisa que foi feita por mãos abençoadas”, disse Del Priore, que estava estasiada com o resultado final.

Mais de Moda