Parece que o mundo digital passa por uma verdadeira guerra de titãs. Recentemente, duas das maiores plataformas de mídias sociais, o Youtube e o Instagram, estão apostando em recursos e equipes similares.
Tudo começou na última quarta-feira (20), quando o Instagram anunciou a sua própria plataforma para vídeos longos, a IGTV. Focando principalmente em influencers e publicações, o app agora permite que seus usuários subam vídeos de até uma hora, muito além do minuto liberado no feed de fotos. O diferencial? Os vídeos da IGTV podem ser filmados diretamente na vertical.
Com o novo lançamento, ficou impossível não comparar a nova ferramenta do Instagram com o Youtube, a maior plataforma de vídeos mundial. E, ao que parece, o próprio Youtube sentiu a mesma coisa e pretende correr atrás da concorrência.
Nesta sexta-feira (29), a rede de vídeos divulgou sua mais recente divisão dentro da empresa: uma área focada apenas em parcerias com marcas e grandes nomes da indústria da moda e beleza.
Sob o comando de Derek Blasberg, ex-colunista e editor de publicações como Style.com e Harper’s Bazaar, a seção tem como meta cultivar um melhor relacionamento com big players do meio e incentivá-los a fazer um melhor uso e criar uma audiência mais engajada no Youtube.
A ideia não é nova: existem outros times dentro da companhia focados em fazer o mesmo em outros nichos, como esportes, notícias, televisão e até mesmo games.
O novo cargo é facilmente comparado ao de Eva Chen dentro do Instagram. A editora de moda comanda uma equipe com função similar na empresa desde 2015. De lá para cá, a plataforma aumentou a sua conexão com maquiadores, cabeleireiros, estilistas e influencer, ajudando-os a aproveitar ao máximo o Instagram.
A nova contratação do Youtube tem muito a valorizar a plataforma, mas será preciso trabalho duro. O Instagram possui hoje uma influência gigantesca no mundo da moda. A plataforma e seus parceiros são uma parte ativa da cena fashion. Recentemente, eles patrocinaram uma mesa no Met Gala e sempre possuem tendas de suporte em eventos como o CFDA Awards, com backdrops sempre disputados para fotos – que, eventualmente, vão parar exatamente nas mídias sociais.