Os “ugly shoes”, ou “tênis feios”, se tornaram uma das maiores tendências da moda atualmente. E, o responsável por isso tem nome e sobrenome: Demna Gvasalia. O diretor criativo da Balenciaga, que também é responsável pela Vetements, sua marca própria, foi o criador do sneaker Triple S, o maior hit da maison francesa no momento. Desde então, marcas como Nike e Louis Vuitton entraram no mood e fizeram as suas próprias versões do modelo.
Porém, a força do Triple S foi tanta que o sapato se tornou um verdadeiro ícone. Vendido por 850 dólares nos Estados Unidos, e 5720 reais na Farfetch, aqui no Brasil, o tênis com estética suja e pesada é o representante da força do streetwear no mundo hoje e colocou a Balenciaga no radar novamente. Graças ao movimento, o mercado de luxo conseguiu finalmente ser expressivo também entre homens, um grupo que sempre contribuiu pouco nas vendas.
No caso da marca, a Balenciaga se tornou a mais lucrativa do grupo Kering, que também possui etiquetas como Gucci, Saint Laurent e Alexander McQueen. A label não tem o costume de divulgar os seus lucros, mas o dono do conglomerado, Francois-Henri Pinault, admitiu que este ano, a grife irá faturar 1 bilhão de euros.
“Não tem um jantar que eu vá em que alguém não me diga: ‘por favor, pare de fazer esse tênis, a gente não aguenta mais gastar tanto dinheiro em sapatos!’ O que me deixa muito feliz”, disse Cedric Charbit, CEO da Balenciaga em uma conferência do Financial Times na Itália.