Alguns nomes se vão da SPFW, mas outros novos chegam para encorpar ainda mais a 45ª edição da Semana de Moda de São Paulo. Ponto Firme, Modem, Beira, Handred e a coleção feminina de João Pimenta farão sua estreia na passarela paulistana.
Conheça um pouco das novas marcas do line-up do evento que começa neste sábado (21).
Ponto Firme – sábado (21), às 15h
Uma das novidades mais esperadas do evento é a estréia do projeto Ponto Firme nas passarelas. Criado em 2015 pelo estilista Gustavo Silvestre, a iniciativa é resultado de aulas de tricô dadas duas vezes por semana na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos. Durante nove meses de trabalho, 20 alunos criaram as peças, que funcionam como uma ferramenta de representatividade. Vestidos, coletes, quimonos e casacos serão combinados com calçados da Melissa, marca que apoia o desfile. A coleção foi inspirada por quatro elementos do universo dos detentos: o cotidiano, o futebol, suas musas – segundo eles, mulheres, mães e filhas – e a aspirada liberdade, que se torna realidade com ajuda do projeto. A cada doze horas de serviço, os detentos tem um dia retirado de suas penas. Após o desfile, as peças ficaram disponíveis para visitação no Memorial da Resistência de São Paulo.
Modem – terça-feira (24), às 15h
Com o desejo de “vestir mulheres contemporâneas, de maneira simples e minimalista”, André Boffano e Sam Santos criaram a Modem em 2015. A marca, que tem suas raízes na arte e no design, aposta na alfaiataria e nos detalhes por meio de matérias-primas e estampas criadas manualmente ou com intervenções digitais. Na SPFW, a marca desfilará a coleção de verão 2019, inspirada pelo Memphis Group e pelo artista Etta Sottass. O resultado é uma estética clean, comum a marca, com assimetrias, influencias do 3D e mix de materiais.
Beira – quarta-feita (25), às 17h30
Fundada em 2014 por Lívia Cunha Campos, a marca carioca vai trazer seus designs genderless e atemporais para as passarelas paulistas. Com uma modelagem confortável, a label usa fibras de seda e algodão em suas coleções, que apostam em uma silhueta mais ampla e minimalista. Apesar de as criações seguirem as estações do ano, as coleções novas seguem as anteriores, dando continuidade ao processo criativo. Além disso, a marca se preocupa com os materiais usados, como a seda ecológica, que é produzida artesanalmente com reaproveitamento de casulos de bicho-da-seja rejeitados.
Handred – quinta-feira (26), às 18h
Criada em 2012, por André Namitala, a Handred investe em peças genderless de alfaiataria fáceis de usar, o que eles chamam de “easy-chic”. Investindo em tecidos mais leves, como linho e seda, os designs são ideais para manter a classe em climas quentes.
João Pimenta (feminino) – quinta-feira, às 20h
Fechando a 45ª edição da SPFW, o veterano João Pimenta vai apresentar sua primeira coleção feminina. Depois do desfile das peças masculinas na segunda-feira (23), a marca vai desfilar roupas que irão para lojas logo após o show, seguindo o esquema see now, buy now. Por usar características femininas nos designs masculinos, João já acumulava admiradoras que agora poderão comprar peças pensadas para elas. O estilista encontrou no mundo feminino um novo universo para explorar criativamente. “Durante todos esses anos de existência da marca, vim fazendo um trabalho de junção dos gêneros. Hoje, vejo que o movimento sem gênero já conquistou seu espaço e vem ganhando cada vez mais o público”, disse o designer em comunicado.