Seguindo os passos da cunhada Kate Middleton, Meghan Markle demonstra sua influência (in)direta no mundo da moda. As calças jeans que foram usadas pela futura esposa do Príncipe Harry durante uma visita ao Castelo de Cardiff em janeiro deste ano se tornaram peça-desejo no Reino Unido. O fato transformou completamente os negócios da pequena label inglesa responsável pela produção do item, a Hiut Denim.
A marca foi criada em 2011, por David Hieatt e sua esposa, Clare, e conta com uma equipe pequena de 20 funcionários, que produzem cerca de 150 pares de jeans por semana. Segundo o dono, com a exibição da peça de 230 libras por Meghan, “o site foi à loucura”. “Nossa lista de espera chega a 3 meses. Contratamos dois novos funcionários e estamos nos mudando para uma nova fábrica”, disse em entrevista ao tabloide Daily Mail.
A antiga fábrica da Dewhirst, fabricante de jeans local que mudou sua produção para o Marrocos, será a nova casa da Hiut, focada em produção mais artesanal. Cada trabalhador, carinhosamente apelidado de “grande mestre”, acompanha a confecção das peças do começo ao fim, passando por 75 etapas diferentes, entre corte, costura e prova final.
O sucesso da Hiut exerce um papel muito importante em Cardigan, cidade onde fica a sede da empresa. Com o fechamento da Dewhirst na cidade, há 10 anos, 400 trabalhadores da indústria têxtil acabaram perdendo o emprego na região. Em seus tempos áureos, a marca produzia 35 mil jeans por semana.