“Eu não quero ser uma fashion designer comum, mas sim criar algo completamente novo que vai além de fazer roupas. Eu quero mudar o mundo” comentou Dilara Findikoglu.
A fashion designer cresceu em uma família turca hiper tradicional e foi uma adolescente rebelde. Enquanto seus pais exigiam uma coisa, ela fazia o oposto. Como por exemplo, ao invés de se vestir como uma menina, usava camisetas de banda, tênis Vans e bermudas largas e quando a impediram de ser estilista, Dilara não se ateve às vontades da família e se mudou para Londres.
A determinação dela não parou por ai! Ao ser recusada no desfile de sua graduação, armou um escarcéu no jardim da faculdade com pessoas usando suas criações.
De início expressava sua personalidade no jeito de vestir ao mesmo tempo que começou a criar roupas e vende-las amigos. Em tudo que toacava, modificava com seu olhar apurado.
Depos de anos de muito trabalho em 2016 anunciaram que estilista estaria na lista do Prêmio LVMH 2017, concurso dedicado a novos talentos que já ajudou a alavancar grifes como Marques Almeida e Hood by Air.
Para sua coleção de outono/inverno deste ano, ela se inspirou nas pinturas de Hieronymus Bosch, pintor e gravador holandês dos séculos XV e XVI, que retratam um futuro pós apocalíptico. “A guerra dizimou o mundo. O planeta possui novas espécies, gêneros e religiões. As culturas estão misturadas”. acrescenta ela.
Esse multiculturalismo está expressado nos tecidos das peças com kilts de tartan, aplicações de correntes, vestidos da época vitoriana e um ar punk misturados com imagens dos signos do zodíaco e referencias de Marilyn Manson. Meio maluco.
Para coleção ainda criou uma releitura de seu terno-assinatura, que normalmente é feito em veludo vermelho com aplicações de corações sangrentos e uma visão cientifica do órgão sexual feminino, em seda branca. Além disso a make traz referência intergaláctica e cabelo dramático. A linha praticamente não tem gênero, “Eu queria criar um mundo sem fronteiras, onde todos são livres”, complementa, então homens e mulheres foram convocados para o casting do belo shooting clicado por Tim Walker para a i-D, que mostramos na nossa galeria!