Por Vitoria Chaves Barcellos, especial para RG
Hoje em dia muito se fala em luxo, em lifestyle, muito se dá importância à exclusividade… Se me fosse pedido para ilustrá-los, a primeira coisa que me viria à mente é o universo dos cavalos e esportes equestres. Desde muito tempo esse ambiente é sinônimo de estilo e elegância e não é para menos, a começar pelos próprios animais!
No que diz respeito à moda, algumas das mais renomadas marcas do mundo se fizeram a partir do tema. Hermès e Gucci são as primeiras que me vêm à mente: muito antes de produzir as suas famosas Kelly e Birkin, à época da sua fundação, em 1837, a Hermès, a patrocinadora da equipe brasileira nas Olimpíadas, já produzia selas e atualmente tem preços a partir de 5 mil euros. Isso sem falar nos famosos lenços com estampas de cavalo, objetos de desejo e must have de qualquer guarda-roupa! Quanto à Gucci, a grife, conhecida pelo seu Horsebit – atualmente um ícone da marca –, patrocina diversos cavaleiros do circuito hípico internacional. Duas das suas estrelas são a australiana Edwina Tops-Alexander – uma das melhores amazonas do mundo – e Charlotte Casiraghi, a amazona neta de Grace Kelly e oitava na linha de sucessão do trono de Mônaco. As amazonas participam de competições vestidas de Gucci e montando selas Gucci!
Porém, a inspiração equestre não se resume a selas e roupas. A italiana Acqua di Parma, famosa por suas colônias, recentemente lançou a Colonia Club, uma fragrância totalmente inspirada noutro esporte equestre: o adestramento. Eu não sei o quanto um perfume é capaz de traduzir todo um universo, porém, enquanto mulher e amazona, posso afirmar que é delicioso! Aliás, atualmente é meu favorito.
Mais do que vestir calças justas e calçar botas longas, a equitação é algo a ser vivido, a ser sentido. Não estamos falando aqui de uma tendência da moda, mas de um estilo de vida.