Top

Lily-Rose Depp motiva projeto de lei que regulamenta trabalho adolescente na moda

Adolescentes como Lily-Rose Depp, filha do ator Johnny Depp, estrela da Chanel com apenas 16 anos, reascenderam a discussão sobre a pouca idade das modelos e motivaram a proposição de uma lei para regulamentar esse tipo de mão-de-obra na indústria da moda norte-americana.

Leia mais:Polêmica: a nova musa de 14 anos da Dior e outras adolescentes no mundo da moda

Chamado de “The Child Performers Protection Act 2015”, o projeto vai acrescentar normas à legislação trabalhista vigente para regular as horas trabalhadas e a forma de remuneração, explica a declaração oficial da autora, a congressista republicana Grace Meng.

Em relação específica às modelos, a cláusula que regula pagamentos é considerada extremamente importante, já que a indústria costuma negociar permutas de roupas em vez de remuneração monetária.

“Trabalhar como modelo ou ator infantil pode ser uma grande oportunidade para uma vida inteira de sucesso. No entanto, o trabalho pode vir com muitos riscos… Embora existam leis estaduais diferentes, a proteção é inconsistente. É por isso que precisamos de um padrão nacional”, defende Grace.

Além de Lily-Rose que se tornou musa de Karl Lagerfeld, o debate também ganhou força na Europa depois que a new face Sofia Mechetner, aos 14 anos, foi escalada para usar um vestido transparente na passarela de alta costura da Dior e se tornou a grande aposta da marca.

Mais de Moda