A Première Vision cancelou sua 12ª edição brasileira, que aconteceria entre 4 e 5 de novembro, em São Paulo. O motivo? “A séria crise econômica no Brasil, que afeta diretamente o segmento têxtil”, afirma o comunicado oficial do evento.
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Ainda não há previsão de quando a feira volta a sua programação normal. “Honestamente, vai depender da situação econômica da região”, disse Guglielmo Olearo, diretor internacional da Première Vision ao WWD. Segundo ele, a decisão foi difícil, mas um passo lógico levando em consideração o cenário.
O executivo afirmou que o consumo no país atingiu o nível mais baixo dos últimos 10 anos. “Nos primeiros seis meses do ano, o consumo de bens gerais, incluindo têxteis, caiu 4,1%. Outro componente lamentável é a inflação, em torno de 9%”, lamentou, mencionando também a instabilidade política – referindo-se a um possível impeachment da presidente Dilma Roussef. “A confiança é baixa. Ninguém quer investir no Brasil porque ninguém sabe o que vai acontecer”, completou.
Olearo vê, no entanto, uma oportunidade no mercado externo. “Empresas locais devem ver isso como uma oportunidade de ampliar sua presença internacional. Para dar um exemplo, dos dois mil expositores da Première Vision Paris, apenas oito eram brasileiros”, argumentou.
A Première Vision Brasil estreou em 2010. Ela é uma das cinco edições internacionais da feira, que também ocorre em Paris, New York, Istanbul e Shanghai.