Categories: Moda

Coluna Aurê Costa: The seventies are back!

Share

Por Aure Costa

Década onipresente no último inverno, os anos 70 seguem influentes nas coleções de verão 2015/2016.  Exótica, fluida, boêmia, “gypset” – essas são as palavras que devem dominar o mundo da moda nos próximos meses. O look hippie-chic da década já está à nossa volta e apareceu na apresentação das coleções Primavera/Verão 2015 nos principais desfiles do mundo.

A estética hippie, que ditou a moda na época com suas calças jeans flare, estampas florais e psicodélicas, bordados e brilhos, saias e calças com cintura baixa, texturas artesanais, bolsas de crochê, tinturas caseiras, batas, saias longas ou curtíssimas e uma cartela imensa de cores, volta com tudo. Das túnicas florais da grife Céline e calças boca-de-sino da Louis Vuitton às maxi-saias e turbantes da Saint Laurent, os anos 70 estão indubitavelmente de volta.

Leia mais: Os sapatos do inverno 2016

O look “gypset” dos anos 70 – combinação dos termos “gypsy” (“cigano”) e “jet set” (que remete à sofisticação) – é global, glamouroso, luxuoso, hedonista e extravagante. Ele evoca imagens como almofadas no chão e incenso, artistas plásticos, estrelas do rock e suas fãs.

Mas por que o hippie-chic volta à tona justamente agora?

O estilo dos anos 70 parece mais verdadeiro, mais honesto e mais humano, segundo Dennis Nothdruft, curador-chefe do museu londrino, à BBC Culture. Na atual era digital, as pessoas estão valorizando mais essas qualidades – e estão valorizando experiências e viagens. As grandes redes de confecções chegaram a um ponto de saturação – é por isso que o vintage está cada vez mais popular.

E os estilistas de hoje parecem querer se conectar ao clima autêntico e livre dos anos 70. Aqui no Brasil, podemos ver as pantalonas de cintura alta, vestidos soltos com pegada hippie, calça tipo pijama e tops com manga sino subiram na passarela da Lilly Sarti, Juliana Jabour e Ellus no revival classy da década.

*Aure Costa é Consultora de Imagem e Estilo certificada pelo Istituto Marangoni em  Milão e atualmente cursa Pós Graduação em Moda e Estética pela USP.

foto: reprodução

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024