Por Carol De Barba
Uma marca de roupas cuja base das criações é só e somente a tradicional camisa de alfaiataria masculina. Camisas já prontas, com pequenos defeitos, mas que se transformam em vestidos, croppeds e outras camisas cheias de bossa. Essa é a Comas, marca idealizada pela estilista uruguaia Agustina Comas dentro do conceito de upcyling. Quem estrela a campanha de estreia é a cantora Bárbara Eugênia (confira galeria de fotos).
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Depois de trabalhar cinco anos com moda masculina na Daslu, Agustina decidiu investir na marca própria. Para isso, apostou em uma ideia que já trabalhava desde a faculdade, em Montevidéu, e que não poderia fazer mais sentido no contexto atual do mercado de moda: a sustentabilidade.
Em primeiro lugar, ela não trabalha no tradicional sistema de coleções. “Quando você lança algo novo é como se a coleção anterior não valesse mais. Prefiro investir em um produto que vai melhorando e que se encaixa no dia-a-dia da cliente independente do tempo e do estilo”, justifica.
Além disso, suas peças são criadas a partir de matéria prima descartada pela indústria: camisas masculinas, tanto casuais quanto sociais, que não são vendidas por conta de pequenos defeitos. Ela modifica as mangas, o comprimento, faz ajustes, brinca com recortes e cores, enfim, dá uma cara nova e surpreendente ao produto original. “É uma mão-de-obra grande. Montamos um verdadeiro quebra-cabeças”, conta.
Para ser o rosto da Comas na primeira campanha, Agustina não queria uma modelo profissional. Preferiu convocar “uma baita artista, bonita, descolada e que tem tudo a ver com a marca”: a cantora Bárbara Eugenia. O editorial foi realizado pela artista e fotógrafa Fernanda Rappa, no interior de São Paulo – um diálogo inspirado pela natureza que deu super certo. O styling e produção são de Juliana Carvalho, e a beleza de Luciana Pesinato.
Por enquanto, a marca vende suas peças na loja virtual da Comas. Entre os best sellers, estão as chemises (RG adorou a de amarrar!) e a linha Samurai, com um jogo de preto e branco super elegante. Como a marca não lança coleções, constantemente chegam novidades e reposições – a próxima é uma bateria de coisas lindinhas feitas com camisas jeans. E até o fim do ano, Agustina promete uma linha de saias. RG vai ficar de olho!