Por Carol De Barba
RG já deu dica de hot spot e hospedagem para aproveitar o verão europeu e as paradisíacas ilhas caribenhas. Dessa vez, a novidade é para você levar dentro da mala: os biquínis da pernambucana Caroll Falcão.
Formada em Publicidade e também consultora de estilo, Caroll mora em São Paulo há quatro anos, mas começou as bases de sua moda praia em Recife, onde nasceu. Sem encontrar boas opções nas lojas, passou a comprar tecidos e mandar fazer seus próprios biquínis. “A cidade me inspirava. Eu morava em frente à praia, vendo o mar todo dia. O biquíni era uma peça importante na minha vida”, lembra.
Caroll vai na contramão do sistema – mas na mesma direção dos consumidores, já que sua estratégia funciona: além de lançar três coleções por ano, ela não se prende a estações ou macrotendências. “Vou pela intuição do que gosto. E isso tem dado certo”, diz.
Cada uma das linhas tem aproximadamente 250 peças, incluindo biquínis e peças de resort, como pantalonas e toalhas-cangas. O mix tem estampas e cores variadas, para que as clientes montem diversas combinações. “Faço com tecidos trazidos de viagens. A coleção passada era com tecidos da Tailândia, para essa de agora meu irmão trouxe da África”, conta a designer.
Toda produção é feita no Brasil, em pequenos ateliês de moda praia. “Fico contente que em meio a esse mundo made-in-China consegui sobreviver e apoiar a mão de obra da costura brasileira, que cada vez mais perde a força nessa competição injusta”, avalia.
Em paralelo aos biquínis, Caroll dá consultoria de estilo para mulheres da vida real, com questões reais e práticas do dia a dia. “O trabalho tem sete etapas e é focado no autoconhecimento. Não tem nada melhor do que se olhar no espelho e se identificar e curtir aquela imagem”, explica.
Caroll ainda arranja tempo para se dedicar às pacientes da ala de oncologia do hospital Albert Einstein, dando dicas de maquiagem e ensinando jeitos diferentes de usar turbantes e lenços no cabelo.
Por enquanto, a designer vende suas criações apenas no Bazar da Praça, que acontece duas vezes por ano. Ela também divulga cada nova linha nas suas redes sociais. A notícia se espalha no boca a boca e as peças se esgotam rapidinho: já tem lista de espera para a próxima coleção. Mas Caroll promete uma loja virtual até o fim de 2015. Aguardaremos ansiosamente.