Categories: Moda

Aposta RG: a Ceux, de Carolina Franzoi

Share

Por Lara Svensson

Carolina Franzoi, ou Caru, como é conhecida, nasceu para a criação. Da sua criatividade, talento e boas ideias surgiu sua marca, a Ceux. A empreitada começou durante a faculdade de desenho industrial, quando se deu conta de que sempre havia adorado costurar, fazer as próprias roupas. “No meu TCC a inspiração foi uma a viagem a Lobitos, no Peru. As fotos tiradas, as paisagens, as ondas quebrando em linhas, as cores do nascer do sol e do fim de tarde. Tudo se tornou textura.”

Segundo a própria criadora, a marca é “atemporal, única, versátil, artesanal e emocional”. Não pensa em tendências, nem em estações. É uma junção de pesquisa, projeto, sentido, testando o que dá certo ou não. “Erros viram acertos e o processo de aprendizagem nunca acaba. Quando nos prendemos a padrões, acabamos não arriscando, não buscando o que está no coração, que é algo tão rico e único para cada um. Uma marca é como um filho, eu faço tudo com carinho, pois é um reflexo, um registro de vivências e sentimentos”, resume ela.

Entre seus maiores orgulhos, está anunciar que encontrou uma confecção que tem por trás valores que só têm a agregar para sua marca. “O valor de um produto não se trata apenas de sua aparência final, mas principalmente do caminho percorrido, da beleza do processo como um todo”, diz ela, que se preocupou em achar um local que tratasse bem a mão-de-obra, que não utilizasse trabalho escravo.

O resultado são roupas versáteis, que podem ser combinadas com tecidos mais sofisticados e ou mais cotidianos. “Amo os tecidos, as texturas, as cores, isso me inspira muito também. Quando vou pesquisar tecidos, já estou criando, pois um tecido já remete a uma roupa desejo e assim vai…”, explica.

Sua primeira coleção foi baseada na origem inca, a maneira como eles solucionavam problemas, as cores terrais e cores vibrantes. “A minha próxima coleção leva o nome de ‘Navy is fun!’ e remete ao universo marítimo, ao surfe, o conforto, mas sem muitas regras”.

Atualmente, Caru faz apenas uma coleção por ano. Sempre rola um evento de lançamento e depois as peças são vendidas para quem se interessar. A divulação é por meio do boca-a-boca. “Vejo para onde isso vai, qual é a aceitação, estou experimentando aos poucos para entender qual é o caminho, quem é meu público”. RG aposta que a coisa ainda vai longe…

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024