Por Paula Jacob
Com 800 m², decoração impecável e uma versão pocket do Polo Bar, a Ralph Lauren inaugura nessa segunda-feira (13.04) seu novo e único endereço no Brasil. Depois de uma operação malsucedida há alguns anos, devido a falhas no mercado, a marca volta com tudo e planeja abrir novas lojas no país nos próximos meses. Em entrevista exclusiva para a RG, David Lauren, VP executivo da marca e filho do fundador, falou sobre o mercado de luxo, a nova imagem da label e a importância da mídia online na profissão.
Como você vê o crescimento do marcado online?
A Ralph Lauren foi a primeira empresa na indústria da moda a ter seu site próprio com e-commerce integrado e venda mobile e sinto que foi um passo muito importante para nós. Sempre tivemos uma excelente relação com essa plataforma. Por ela ser versátil, conseguimos trabalhar a imagem da marca de diversas formas, seja com fotos incríveis, vídeos de campanhas, backstages ou até streaming de desfiles.
Como a relação com os consumidores fica após a implementação desse tipo de plataforma?
Não importa o quanto você cresça ou o tamanho da sua marca, você sempre precisa ouvir o seu consumidor e entender as mudanças e necessidades dele ao longo dos anos. A internet permite que sejamos mais flexíveis, nos adaptamos mais rápido. Os consumidores de hoje em dia estão acostumados a comprar em nossas lojas físicas, mas mais ainda em nosso site. Temos um relacionamento muito bom com nossos clientes e isso se estende para o online. Isso é muito positivo para nós como marca de luxo, com itens à venda que custam cerca de R$ 4 mil reais.
Sobre o mercado de luxo, como você vê o desenvolvimento da marca em si nos últimos anos?
Nos preocupamos com qualidade, sempre. Nossas peças são feitas com materiais e acabamentos excelentes. Nos últimos anos, focamos em diferenciar a Blue Label, mais conhecida como Polo Ralph Lauren, da nossa linha premium Purple Label. Essa loja em especial é exclusivamente de luxo, queremos montar espaços físicos diferentes para as duas marcas.
Como vocês traduziram essa identidade de luxo para a loja do Cidade Jardim?
Aqui, assim como em qualquer outra loja collection da marca no mundo, nós criamos uma atmosfera diferente em cada sala, que se conectam pelas tonalidades dos móveis, jogo de luz e disposição dos produtos. Em cada micro universo criado, a marca te transporta para um novo lugar, seja um jogo de polo, uma corrida de carros ou um celeiro. Em todos eles, temos a preocupação de manter a sensação de estar em casa, essa loja é muito cozy.
Vocês tiveram uma experiência de mercado no Brasil há alguns anos. Por que voltaram para cá e por que agora?
Os brasileiros exercem um papel muito importante na marca, não só por comprarem e buscarem bastante pela marca em nossos endereços ao redor do mundo, mas por sempre inspirarem as nossas coleções. Vimos uma nova oportunidade no mercado, mas queríamos voltar de uma maneira especial.
Quais são os próximos planos para a marca?
Queremos abrir mais endereços no país, nosso foco será aqui por enquanto.
Além da consolidação da label na indústria da moda e luxo, vocês fazem trabalhos filantrópicos na Ralph Lauren Foundation. Quais projetos vocês apoiam?
Buscamos sempre nos aproximar daquilo que vivenciamos no dia a dia. Pessoas na nossa empresa sofrem com o câncer, era uma coisa que não podíamos deixar de lado. No ano passado arrecadamos uma quantia considerável, para construir um hospital do câncer na Inglaterra, no evento realizado em parceria com o Príncipe William. Além desse grande projeto, apoiamos novos artistas em diversas áreas.