Categories: Moda

SOB NOVA DIREÇÃO: GALLIANO ESTREIA NA MARGIELA

Share

Por Luigi Torre, para Harper’s Bazaar

A imagem ao lado. Trata-se de uma nova fase. Para marca e para seu novo diretor de criação, John Galliano. Como adiantamos na edição de janeiro de Bazaar, o desfile da alta-costura (a linha Artisanal da grife) é a estreia mais aguardada de 2015 – e agora, uma das mais bem sucedidas. Numa pequena sala, por apenas 100 convidados, o casamento, que soou estranho e improvável quando de seu anúncio, se mostrou perfeito, uma união de duas identidades e estilo antagônicos. De um lado o minimalismo impessoal da marca belga, do outro o romantismo decadente de um dos mais talentosos dos últimos anos.

De familiar estavam lá as desconstruções, os materiais reutilizados e reapropriados, o avesso e as costuras aparentes – códigos e elementos dos mais essenciais da marca belga, até então conhecida por seu minimalismo impessoal e quase cerebral. De novo, surge toda uma extravagância contida e um romantismo decadente. Porém, a comparação incansável sobre o que foi a grife e os trabalhos passados de seu novo diretor de criação não é muito útil. Mais vale focar no novo ou, pelo menos, naquilo que parece ser o novo caminho a ser seguido pela grife, pertencente ao grupo Only The Brave, de Renzo Rosso.

Trata-se de uma nova Maison Martin Margiela. Mais simpática aos holofotes, mais adapta às demandas de mercado, mas nem por isso distante ou avessa a sua identidade. Apenas diferente. O foco inicial é na alfaiataria, o que justifica a escolha por Londres como locação para o desfile (até então eles aconteciam em Paris, durante a semana de alta-costura), dada sua tradição nesta área. Uma alfaiataria, porém, não muito óbvia, descontruídas e reaproriada, como no vestido vermelho, feito a partir do forro de paletós. Aos poucos, a extravagância de Galliano ganha em volume, com conchas fazendo as vezes de bordados em formas de maxirrostos, talvez uma possível indicação da nova pessoalidade que a marca passa a assumir. E exemplo melhor do que o visto hoje, ao fim do desfile, não há. Após anos sem uma cara conhecida, a apresentação terminou com um (quase) discreto John Galliano, vestindo os famosos jalecos brancos da grife.

Foto: Reprodução Instagram (@renzorosso)

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024