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Duas marcas, estampas similares… RG conta o drama entre Der Metropol e Triya

Foto de estampa está causando polêmica entre as marcas. Vem entender essa história!

Por Matheus Evangelista

E a semana começou quente – literalmente! Se os termômetros marcam mais de 30ºC em pleno inverno, o clima ficou ainda mais abafado entre duas marcas nacionais, que nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25) já se alfinetavam via Instagram. Der Metropol, de Mario Francisco, desfilou na Espanha e é atualmente uma das labels masculinas mais desejadas, que tem como carro chefe a estamparia digital.

Hoje, Mario postou uma foto do ator/cantor sensação Chay Suede usando uma jaqueta com estampas de borboleta e, logo em seguida, um comentário apareceu. “Lucvfranco @Triya_brasil: olha cópia do desfile de ABRIL. As borboletas. #beoriginal #copia #copypaste?”. “Essa estampa foi desfilada em São Paulo em novembro de 2011 e, em Barcelona, na semana de moda espanhola, em janeiro de 2012”, explicou Mario, que aproveitou para dizer que a jaqueta em questão está sendo vendida atualmente no e-commerce de luxo Luisa Via Roma. O preço? R$ 1.109, cada!

A marca de beachwear Triya, de Isabela Frugiuele, colocou na passarela na edição de verão 2015 do Fashion Rio, que aconteceu em abril último, uma coleção que fala de metamorfoses, psicodelias e texturas. Nos primeiros looks, maiôs e biquínis com estampa um tanto similar de… borboletas!  Há seis anos no mercado, Mario não tinha conhecimento da coincidência. “Eu nem sabia desse desfile da Triya, nem tinha sequer visto. Fui saber depois desse comentário”, explicou.

“Essa imagem é na verdade uma colagem que foi estampada digitalmente no tecido”, explicou Francisco, que criou peças exclusivas com o mesmo print para o e-commerce Luisa Via Roma, além de peças para o bloco de carnaval ‘Tarado Ni Você’. Mas as imagens não parecem tão idênticas… Para Mario, o que aconteceu foi uma vetorização da imagem, o que a transformou em um desenho.

Em contato com a assessoria de imprensa da Triya, RG ficou sabendo por telefone que “todas as estampas da marca são criadas por Isabela.” A própria, que saiu de Estocolmo e está prestes a desembarcar em São Paulo, preferiu não se manifestar e apenas frisou que nada foi copiado.

Inconsciente coletivo. É melhor assim…

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