Categories: Moda

Jussara Romão fala com RG sobre “Arquivos Urbanos”

Share

Por Eduardo do Valle e Alice Coy

Um álbum de fotos, literalmente. Em Arquivo Urbano, Jussara Romão resgata a mudança no vestuário brasileiro em cem anos de história brasileira, entre 1900 e 2000, através da reunião de registros pessoais e fotos de família. O desafio é ousado, admite Jussara: “O livro tem 232 páginas, mas a curadoria foi feita entre mais de mil fotos”, revela a autora, em entrevista a RG.

Para dar conta da demanda, a autora lançou mão de uma parceria com Goya Cruz, responsável pela curadoria fotográfica da obra. “A escolha de Goya foi essencial para a conclusão do livro, pois eu corria um risco grande de acabar tendo um envolvimento afetivo com as fotos, ia ser difícil fazer a seleção”, confessa Jussara.

De fato, passando os olhos pelo livro, já é possível perceber os vários momentos da história brasileira que a autora resgata na obra: lá estão as grandes famílias patriarcais do início do século XX, a influência externa no vestuário brasileiro, a emancipação feminina, que começa a se soltar das amarras de uma sociedade conservadora. Jussara consegue definir a “explosão” como a principal característica do look das brasileiras. “A moda sempre fez parte da vida da mulher brasileira, tanto lá atrás quando hoje, e o que nos une é a explosão de influências, o jeito próprio de adaptar cada uma delas”.

Apesar de linear em alguns sentidos, entretanto, a autora acaba revelando seu momento favorito na história da moda brasileira. “Acho que entre o final dos anos 60 e o início dos anos 70, a moda vira pessoal. Temos uma Zuzu Angel, por exemplo, que insere a estampa em nosso vestuário, que é um elemento muito próprio”, revela.

E, uma vez que a análise da autora se encerra no ano 2000, queremos saber o que ela pensa da moda nos 14 anos que se seguiram à virada do milênio. A autora responde entusiasmada: “Acredito que seja a liberdade facilitada pelas mídias, que permite com que as mulheres se expressem ainda mais, ousem ainda mais e sejam, cada vez mais, elas mesmas”. Recado dado, Jussara!

Arquivo Urbano é da editora Luste Editores, tem 232 páginas e custa R$ 85.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024