“Ecochatos” ou politicamente corretos? Bom, os nomes podem ser muitos e todos têm causado desconforto na web com suas reclamações acima do normal. O último caso é fashionista: Carine Roitfeld, diretora global de moda da Harper’s Bazaar, fez um editorial com as modelos Kate Upton, Irina Shayk, Senait Gidey, Tilda Lindstam e Soo Joo Park segurando filhotes de animais selvagens e exóticos. O fato tem chamado a atenção. Não só pela beleza das fotos, clicadas por Sebastian Faena, mas também pelo fato de acharem que os animais serviram apenas como “acessórios” para “vender roupa”.
Vamos aos fatos: em nenhuma imagem eles estão sendo maltratados. Em nenhum momento estão com ar “sofrível” ou algo do gênero. Logo, qual o problema? Bom, segundo certos comentários no site Fashionista, teve gente achando que os pequenos bichos foram “tirados a força de suas mães para as fotos”. Teve gente ainda contando que todos foram retirados de seu habitat natural para o editorial. Para esclarecimento: os pequenos animais foram cedidos por uma instituição séria americana, a Zoological Wildlife Foundation. A ZWF, além de cuidar destes bichos, adota outros que já sofreram algum tipo de maltrato. E quando algum animal deles é utilizado para fotos, a verba é revertida para manter a fundação, já que é uma organização sem fins lucrativos.
E você? Acha ruim utilizar animais em editoriais, mesmo sabendo que eles são bem cuidados por fundações? Conta pra gente lá no Facebook.