Era digital, saca? Até as grifes mais clássicas estão sucumbindo aos efeitos do futuro, mais presente do que nunca. A última a aderir às modernidades cibernéticas? A Valentino. Sim, caro leitor, a label está com tudo preparado para lançar um museu para chamar de seu. E virtual ok?
O espaço pretende preservar o legado da Valentino, disponibilizando o acesso a arquivos virtuais sobre a empresa, bem como suas principais criações. Estarão expostos desde desenhos até imagens das personalidades que vestiram as peças da marca. Sem contar em informações sobre a vida do estilista Valentino Garavani, aposentado desde 2008.
Um vídeo disponível a partir desta segunda-feira (21.11), pelo endereço valentino-garavani-archives.org, conta como será o projeto do cyber museu. “Isso é parte do meu legado. Estou feliz que milhares de estudantes, jovens estilistas e pessoas da moda vão poder ver e estudar meu trabalho em todos os seus aspectos, de maneira fácil e acessível. Mas também é importante lembrar coisas do passado para reviver a moda que moldou nossas vidas. Chamaria isso de memória do futuro”, disse Mr. Garavani ao WWD.
O museu poderá ser visitado como se fosse uma instalação de verdade, com galerias e espaços divididos por tema. Segundo a grife, se fosse real teria mais de 30 mil metros quadrados. Os 300 principais vestidos criados pela maison foram fotografados transformados em animações, para serem vistos de todos os ângulos. Há ainda informações sobre essas peças icônicas, como os materiais usados e, claro, as mulheres poderosas que os vestiram – musas a la Elizabeth Taylor, Jacqueline Kennedy, Sophia Loren e até Julia Roberts, a mais recente.
O projeto é grande, e tem lançamento marcado para 5 de dezembro. No dia, haverá uma apresentação em Nova York, que também será transmitida pelo YouTube. Uma festa fecha a empreitada com chave de ouro.