Categories: Moda

Chanel Couture por Suzy Menkes

Share

Por Suzy Menkes, do International Herald Tribune

PARIS — Coco Chanel, a estilista que ficou famosa por dar às mulheres liberdade fashion, não era o tipo que andava com os joelhos apertados por uma saia justa, ou que entrava em um espartilho só para modelar o corpo para uma jaqueta ampulheta. Não, Mademoiselle Chanel estava destinada para os tweeds pueris de linhas retas, que apareceram mais uma vez na passarela couture de Karl Lagerfeld para a Chanel, no Grand Palais de Paris. Os chapéus planos de palha, que completaram muitos dos looks, pareciam acenar para a década de 1930. Desfilado enquanto a noite caia sobre a cidade, esta coleção de haute couture trouxe uma elegância sóbria que lembrou as coleções de prêt-à-porter mais apocalípticas da Chanel do passado. Olhos cobertos por renda e botas feitas de meia-calça transparente mexeram com a arte da obscuridade.

Mr. Lagerfeld raramente é nostálgico, mas este desfile, com seus tweeds gráficos preto-e-branco e roupas de noite primorosamente detalhadas, pareceu seguir uma narrativa que levou a moda de volta ao tema clássico masculino/feminino. Ou, como o próprio estilista definiu: “Gosto da ideia da metamorfose – uma evolução feminina do menino para a mulher”. O resultado foi um equilíbrio entre o compasso e a régua: a mulher curvilínea com sua silhueta arredondada e o formato solto e meio masculino das roupas. Nenhum pareceu exatamente momentâneo. E quando a cor fúcsia foi adicionada à mistura, ela vibrou junto com a elegia cinza do resto da coleção. Quando a alfaiataria finalmente se derreteu no meio dos vestidos (e foi uma longa espera), os looks ainda traziam ecos do passado. Mas os detalhes e decorações – plumas, pregas e chiffon recortado como penas – eram tão primorosos que animaram o desfile.

“Clássico, não?”, perguntou Diane Kruger, a convidada da primeira fila que usava um vestido Chanel moderno em cinza e branco. Lagerfeld traduziu sua visão gráfica e linear para a casa da Chanel. Mas nesta estação de couture, o resultado foi um desfile que não capturou totalmente a poesia do anoitecer.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024