Finalmente aconteceu em Paris um dos momentos mais esperados da semana de moda: o desfile de John Galliano. Fashionistas do mundo inteiro aguardavam ansiosos a ocasião, não só para conhecer aquela que pode ser a última coleção com o nome do estilista, mas para saber a repercussão de toda a história, depois do infeliz escândalo envolvendo o designer. No início da turbulência, inclusive, chegaram até a dizer que o tal desfile não iria acontecer, pois não deveria, não seria correto. Reações normais respondendo à péssima ação de John.
O fato é que, querendo ou não, o show aconteceu. Em um salão de uma mansão luxuosa na Avenue Foch, uma coleção enxuta de apenas vinte looks foi apresentada na tarde do último domingo (06.03). O desfile foi breve, sem as apresentações exageradas e dramáticas, marca registrada de Galliano. A trilha sonora foi melancólica como o momento, conduzida por canções de Adele e Coldplay. A top Karlie Kloss, preferida de John, fez aparição deslumbrante, e abriu o desfile com semblante nitidamente entristecido. Sobre a coleção, o porta-voz da marca Alexandre Malgouyres disse à imprensa “é tão viva e tão Galliano como sempre e foi desenhada e criada por ele do início ao fim”.
O estilista, obviamente, não apareceu no final do show para receber os cumprimentos. Mais que merecidos – pela coleção, bom frisar. Ao que tudo indica, John está em reabilitação para se desintoxicar do álcool, à quem ele acusa como culpado por ter-lhe feito soltar as barbaridades que chocaram o mundo inteiro. O que nos resta saber, porém, é se há desintoxicação para o preconceito, para a soberba. Esperamos que sim, afinal, por bem ou por mal, o glamour de Galliano fará falta nas passarelas de Paris.
Na nossa galeria, as imagens do desfile, que marcam uma época triste na vida de John Galliano, mas ainda não no mundo da moda.