São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e Fashion Business… com o final das temporadas de moda made in Brazil, RG faz balanço. Primeiro mostramos aqui os looks mais chiques da temporada. Agora, as tendências que apareceram nas passarelas e que vão dominar o inverno 2011. Abaixo, o resumo delas. Na galeria, os melhores looks da estação.
Color block: é must have da estação. Entre as coleções que se apropriaram com êxito das cores fortes e blocadas em um único look, Lucas Nascimento, Glória Coelho, Iódice e Cori.
Comprimento midi: depois da longa ditadura da mini-saia, chegou a vez de uma imagem mais sóbria e elegante. Culpa de Mad Men, que resgatou o comprimento abaixo do joelho em grande estilo. Mas RG adverte: não é das tendências mais fáceis da estação. Quem fez? Andrea Marques, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovith, e Cori.
Mix de texturas: como já diz o nome, a tendência propõe mistura de tecidos e texturas aparentes na mesma peça ou no mesmo look. A Huis Clos fez isso com maestria, costurando, sobrepondo e enviesando com tecidos como renda, seda lã pesada, malha lamê e jaqcquard. Quem mais acertou? Fause Haten, Triton, Coven e Jefferson Kulig
Prints: momento para além de uma tendência. As estampas, afinal, são recorrente em toda estação. Se destaca quem faz melhor. Opinião RG? Andrea Marques, British Colony, Totem, Juliana Jabour e Ronaldo Fraga.
Renda: não se trata de nenhum novidade, mas desta vez a renda foi tratada de outra maneira. Entre inspirações diversas, a singularidade do tecido aparece no romantismo. RG destaca as coleções de Huis Clos, Barbara Bela, Colcci, Samuel Cirnansck, Alendre Herchcovitch, Triton e Ronaldo Fraga.
Transparência: corpo à mostra sem vulgaridade. A tendência apareceu nas passarelas, mas deve ser usada com sabedoria. Para se inspirar sem errar, RG indica os desfiles de Barbara Bela, Animale, Huis Clos, Reinaldo Lourenço e Maria Bonita.
De olho no esporte: o trend está ali, mas não é literal. Pura questão de detalhes, com um zíper com clara referência esportiva ou a utilização de tecidos tecnológicos. A tendência apareceu no ballet da Maria Bonita, no cooper da Huis Clos… na comfort collection da Osklen. Quem mais fez, e fez bem? Alexandre Herchcovitch (masculino), British Colony, Ellus, Osklen e Redley.