A moda como linguagem do nosso tempo e o tema abordado pela francesa Marie Rucki nessa quinta (27.03) para uma plateia cativa e lotada no Iguatemi, em SP. Costurando a ligacao entre a moda e o comercio, a diretora do Studio Bercoit, em Paris, nos questiona: sera a moda uma linguagem que impulsiona o comercio? O comercio online se apresenta como grande meio de comercializar a moda, ganhando cada vez mais espaco e abrindo possibilidades infinitas para os consumidores. Por outro lado, os estilistas tecem intimas colaboracoes com artistas plasticos fortalecendo seu produto e indicando um caminho para uma nova linguagem.
O pioneiro a indicar o caminho a nova geracao foi Paul Poiret, um dos primeiros estilistas que viajou pelos paises do Oriente Medio nos anos 1900 para trazer referencias de outras culturas e utilizar o folclore como conceito principal de suas colecoes. Poiret tambem foi o primeiro a convidar um pintor – Dufy para desenhar um tecido para sua colecao. Balenciaga, Dior e, mais recentemente, marcas como Agnes B. herdam naturalmente esses meios de expressao. Ja Marc Jacobs colabora com artistas plasticos contemporaneos como Cindy Sherman e Richard Prince e inventa, em co-producao, uma nova estetica. Os metiers se confudem e as barreiras se quebram.
Outro exemplo interessante de estilista e Sandra Backlund, uma jovem sueca que com referencias da arte do sec XVI, cinematografica combinadas a art nouveau, cria uma nova linguagem transformando tricots em obra de arte. Outros escolhem despir completamente suas roupas de qualquer detalhe, tornando quase imperceptivel toda referencia, mas ainda assim escolhem associar seu produto a artistas plasticos potentes para desenvolver a comunicacao de suas criacoes, usando o antes considerado “feio” como novo discurso, provocando um publico e mercado exigentes e inovando a linguagem. Mas serao essas associacoes artisticas perpetuadas pelas novas geracoes? Com energia e bom humor, Madame Rucki nos convida a retornar para o ultimo dia de conferencia nessa sexta –feira (28.03). Merci.