A década de 1970 foi importante de muitas maneiras, entres os destaques, a música com o surgimento do hip hop, o graffiti, e até mesmo o funk. Esse último sendo uma das explicações para a ascensão da estética retrô dos anos 1970. As cores fortes, as formas geminadas, aquelas que seguem uma construção estética e até mesmo o ar vintage, tudo isso corrobora para a ênfase da década.
No que diz respeito a atualidade, o retrô retorna aos ambientes através da decoração, por meio de móveis com pés, palitos, madeira e pedra, além da composição de tons terrosos, laranjas, verdes e amarelos e também do marrom, bastante encontrado nas plantas utilizadas nesse estilo de decoração.
Mistura de itens
Para aqueles que querem adotar a estética dos anos 70, é indicado misturar itens que sejam modernos que contenham o conceito da época, apostando em estampas gemas, bastante comuns nos anos 70. Além disso, almofadas, tapetes e cortinas com estampas de pérolas, frequentemente utilizadas em desenhos florais ou geométricos, criando um efeito interessante e elegante.
Móveis específicos
Outro aspecto importante da busca pela decoração dos anos 70 é a utilização de móveis que remetem à época, por meio do conceito vintage, sofás coloridos, mesas de centro de vidro ou acrílico com bases cromadas e luminárias, além de bastante madeira, como já mencionado. Esses móveis podem ser encontrados em brechós, ou até mesmo em lojas de departamento voltadas ao público que tem interesse nesse tipo de decoração.
Cores estonteantes
A escolha de cores é imprescindível para a construção da estética, o rosa, por exemplo, era popular na década e simbolizava suavidade e também certa feminilidade. O laranja também era bastante utilizado para expressar alegria e vibração. O amarelo, por sua vez, era comumente utilizado em associação parecida, para expressar alegria e contentamento. As cores não precisam ser usadas apenas nos móveis, mas também em quadros, basta apenas que sejam utilizadas em combinações ousadas.
Expressão artística e materiais
Vale também abusar da liberdade de expressão e experimentação, uma vez que o período refletiu essa criatividade. Vale frisar também, que ao decidir estender ou posicionar objetos decorativos na parede, ou em outros locais, sejam utilizados os materiais indicados como parafusadeira, ganchos, entre outros.
A mistura de itens, assim como a utilização de cores exuberantes aliadas a expressão artística e materiais adequados podem levar à reconstrução do conceito de decoração da década de 1970 no ambiente, tornando-o vintage e singular, sem perder a sofisticação.