Cachoeira em Bonito, Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação/Istock
Para muitos, viagem é sinônimo de litoral e belíssimas praias, mas o Brasil não se limita somente a essas belezas naturais. O Centro-Oeste brasileiro é uma região repleta de lugares únicos e tão marcantes quanto os principais pontos turísticos do Nordeste, que são os destinos mais populares por aqui. Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília, a região dispõe de diversas cachoeiras, cânions, grutas e lagoas para se conhecer.
Se você está planejando fazer um tour pelo Centro-Oeste no futuro, separamos alguns destinos imperdíveis que não podem faltar no seu roteiro.
Caldas Novas (GO)
As fontes termais da cidade de Caldas Novas, em Goiás, são mundialmente famosas, rendendo ao município o título de “Capital das Águas Quentes”. O lugar conta com a maior estância hidrotermal do mundo, e suas piscinas naturais podem chegar a até 45ºC de temperatura, sendo ideais para quem busca relaxar a mente e o corpo.
No Parque Estadual Serra de Caldas, você encontra belas trilhas, cachoeiras e mirantes, além das piscinas termais. As atrações turísticas não param por aí, ainda contando com atividades diversas, como um parque aquático gigantesco, o Lago Corumbá (para andar de lancha, jet ski etc.) e o Casarão dos Gonzaga, um museu local com arquitetura e objetos que datam da época colonial.
Bonito (MS)
Bonito é um dos destinos mais famosos do Centro-Oeste brasileiro, principalmente porque faz jus ao seu nome. A cidade situada no Mato Grosso do Sul é palco de um conjunto de atrações naturais de tirar o fôlego, com destaque para os rios e as grutas. É praticamente obrigatório praticar mergulho no Rio de Prata ou no Rio Sucuri, cuja beleza é de encher os olhos.
O ponto turístico mais famoso da região é o Abismo Anhumas, uma caverna onde os visitantes podem descer de rapel e se deparar com uma lagoa cristalina no final. Uma experiência sem igual. Também vale a menção honrosa à Gruta do Lago Azul, um dos cartões-postais da cidade.
Formosa (GO)
Há muito o que fazer em Formosa, cidade goianiense que fica a apenas 80 km de Brasília. O destaque fica a cargo do Poço Azul, uma piscina natural com uma água azul-turquesa que você não encontra em nenhum outro lugar. Formosa também é palco do Salto de Itiquira, uma das maiores quedas d’água da região.
Quem for viajar de carro pode traçar um roteiro para visitar todas essas cidades, pois, mesmo sendo em estados diferentes, ainda é perfeitamente possível ir de um ponto a outro pegando a estrada.