Lifestyle

TriboQ: conheça o misto de banda e movimento ativista queer que vem colorindo de diversidade a Sapucaí

Share

Foto: Leo Nakamura

Bruno Calixto

Fevereiro, alegria. Muita festa? Todo dia. E assim, no embalo de Ivete Sangalo, que um pedaço do Setor 6 da Marquês de Sapucaí vem pegando fogo, transformando-se num QG de resistência e ativismo queer do Carnaval carioca. O CEP da diversidade é o camarote Folia Tropical, onde as noites dos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial foram animadas pela TriboQ, banda liderada pelo vocalista Beni Falcone, que abre a sequência de festas ali durante os desfiles, nesta sexta-feira (17.02).

“Um movimento ‘artivista’ (com ‘r’ mesmo) que mistura música e impacto social”, definiu Falcone, durante o lançamento do projeto que visa levar para o sambódromo a abrangência da luta LGBTQIA+. “Na avenida não há ninguém mais bonito que a nossa Tribo reunida. O evento, no palco do maior espetáculo da Terra, é para todas as pessoas, corpos, cores e identidades. Vem para a Tribo!”, completa.

Foto: Leo Nakamura

Lançada em 2017, como Candybloco, a TriboQ ficou conhecida por criar e interpretar versões abrasileiradas de hits de divas pop. “A “fantasia” de bloco de Carnaval ficou pequena demais. Foi preciso repensar a identidade, evoluir, renascer”, diz Falcone.

Além da banda, DJs e outros artistas assumem a diversão no interior do camarote, não deixando ninguém parado na pista, enquanto lá fora, na varanda, é samba no pé e olho na passarela por onde passam as escolas que são a elite do Carnaval carioca. Muita pegação, pose para foto e aquele close na escola de samba do coração. A interação com os integrantes das agremiações rola solta também. Organizando, todo mundo se diverte.

Foto: Leo Nakamura

“Nesse sentido, a TriboQ estabelece a construção de pontes para toda a comunidade enquanto negócio social. E assim, compromete-se ativamente com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, ressalta o proprietário do Folia, Mickael Noah, conhecido por promover ações anticapacitistas, anti-homofóbicas e antirracistas.

O comissário paulista Victor Miranda, 34 anos, escolheu o Folia para sua estreia na Sapucaí: “O que me impressionou foi a energia, a recepção, a felicidade. Me senti dentro da festa com toda a emoção”.

Quem também se divertia por ali é Rochelly Rangel, embaixadora do TransGarçonne, uma rede de acolhimento para empregabilidade vinculada a um projeto de extensão da UFRJ. “É tão bom estar em um camarote e me sentir em casa para ser livre no meio dos meus.”

Foto: Leo Nakamura

Em seu 11º Carnaval na Sapucaí, o Folia Tropical leva grandes nomes da MPB para as noites de desfiles. Entre as atrações em destaque neste ano, Teresa Cristina, Péricles, Alceu Valença e Jorge Ben Jor. São três andares, 3 mil metros quadrados e uma localização ímpar: no meio da avenida.

Fora dali, a TriboQ se despe da fantasia de baile e vira bloco, concentrando-se no dia 26 de fevereiro, às 10h, na Praça Mauá.

E a galera, oh-oh!!!

Axé, camarão e moqueca

A parte gastronômica do Folia Tropical é um quesito à parte cuja nota é 10! João Diamante (“Minha mãe cozinha melhor que a sua”) prepara, ali, algumas das suas criações mais aclamadas. Entre elas, picadinho, camarão cremoso e moqueca com banana e lâminas de coco. O criador do projeto social Diamantes na Cozinha vai pilotar o fogão e ainda torcer para as duas escolas do coração: Salgueiro e Beija-Flor.

Foto: Leo Nakamura

Esse encontro aconteceu graças a uma parceria com o Prêmio Gastronomia Preta – idealizado por Breno Cruz, do Preto Gourmet e também curador do camarote na área de inclusão social e gastronomia.

“O evidenciamento do povo preto no Folia Tropical é algo que me alegra como homem preto. É o único camarote na Sapucaí com uma curadoria em inclusão social. Estamos na vanguarda com essa visão inovadora”, diz.

Cruz, criador do Preto Gourmet, uniu-se ao projeto Diamantes na Cozinha para contratar, treinar e dar oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade que buscam esse mercado de trabalho.

Sabe como é, folião vazio não samba em pé!

Foto: Leo Nakamura

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024