Lifestyle

Laboratório Fantasma faz 2ª edição do bloco Quilombo Lab

Share

Emicida – Foto: Jef Delgado/Acervo Lab Fantasma

O Quilombo Lab nasceu com a intenção de ser um espaço de acolhimento, fortalecimento e libertação dos corpos negros por meio da música, da dança e da valorização das mais diversas riquezas presentes na cultura afro brasileira. Foi assim que o bloco de Carnaval idealizado pela Laboratório Fantasma, hub de entretenimento capitaneado por Emicida e Evandro Fióti, fez a sua estreia em fevereiro de 2020 – recebendo mais de 80 mil pessoas durante o desfile realizado na Zona Norte de São Paulo. Por ter acontecido alguns dias antes do início do isolamento social, o Quilombo Lab acabou ganhando dimensões e desdobramentos ainda maiores, se tornando uma forte lembrança de alegria e liberdade daqueles que estiveram presentes.

No dia 19 de fevereiro, domingo, o Quilombo Lab ganha a sua segunda edição – a concentração do bloco inicia às 13h na Avenida Luís Dumont Villares (altura 1.501), na Zona Norte de São Paulo. Além de Emicida, Evandro Fióti, Rael e Drik Barbosa, o percurso, que segue até às 18h, contará também com a participação de artistas convidados, como Prettos, Salgadinho, Marquinhos Sensação, Dona Jacira, Danny Bond, MC Hariel e FBC. O evento é gratuito.

O Quilombo Lab tem como propósito contribuir para a valorização da história da cultura negra na cidade de São Paulo, em especial na Zona Norte – região em que os seus fundadores, Emicida e Evandro Fióti, cresceram e despontaram para o mundo. Ao escolher a Zona Norte como local de realização, o Quilombo Lab busca proporcionar um Carnaval descentralizado, possibilitando com que os moradores do entorno celebrem e se conectem com as raízes ancestrais e históricas da região.

Em 2023, o Quilombo Lab apresenta o desfile “O Carnaval dos Carnavais – A esperança Mora no Samba”, no qual celebra o retorno do Carnaval de rua enquanto manifestação cultural e espalha afeto para que as pessoas se conectem com o seu passado, presente e futuro. Se hoje o Carnaval de São Paulo virou um dos eventos mais importantes para economia da cidade, para a cultura e para o PIB nacional, é importante considerar a luta dos antepassados na origem e na reconfiguração desta celebração. Vale lembrar que essa grande festa anual teve origem como um  movimento revolucionário de resistência para a população negra. Em São Paulo, por exemplo, nomes como Dionísio Barbosa (Camisa verde), Madrinha Eunice (Lavapés), Carlão do Peruche (Peruche), Nenê de Vila Matilde (Nenê de Vila Matilde), Henricão (Vai-Vai) foram os pioneiros ao criarem os primeiros blocos e cordões carnavalesco (em uma época em que brincar o Carnaval era um privilégio das elites paulistanas). Esses blocos e cordões deram origem às tradicionais escolas de samba da cidade de São Paulo.

Deste modo, neste ano, o Quilombo Lab parte do rap e de suas vertentes para criar um espetáculo que ressalta a importância da cultura afro diaspórica na manutenção e preservação do legado e na resistência da cultura negra. Dividido em dois atos, o desfile usará a música como fio condutor, passando pelo samba, batucada, reggae, pagode, samba reggae, funk e trap. O bloco tem direção assinada por Fióti, que também divide a direção musical com Julio Fejuca. A produção musical coletiva também tem a presença de ambos ao lado de Gabriel Borges, Prettos e Bruno Duprê.

“Com todas as alegrias e dores, no Carnaval, ressignificamos um momento para celebrar quem somos. Eu venho de uma família que sempre participou do Carnaval como uma das poucas possibilidades de acesso ao bem-estar cultural. Hoje, poder fazer um bloco e devolver para o povo a possibilidade de se sentir parte dessa celebração popular, se divertir e relembrar a origem ancestral dessa festa é uma missão, mas também é a realização de um sonho que atravessa séculos”, comenta Fióti, cantor, compositor e CEO da Laboratório Fantasma. “Enquanto Lab Fantasma, temos como missão fortalecer os negócios e empreendimentos da Zona Norte de São Paulo, além de contribuir com a vida cultural e o impacto econômico na cidade  de São Paulo, sobretudo, para os afro-empreendedores. É importante reafirmar que o Carnaval de São Paulo como conhecemos é um legado dos nossos ancestrais negros. Vai ser um momento histórico de plantar amor e afeto em cada coração que encontrarmos na avenida. Temos a esperança de uma sociedade melhor, mais justa, igualitária e fraterna”, finaliza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024