“Vamos fugir para outro lugar?”, quem sabe “ter uma casinha branca de varanda. Um quintal e uma janela para ver o sol nascer”. O desejo de se livrar da rotina inspira a música de Gilberto Gil e a composição de Joran Ferreira e Gilson Vieira. Faz parte também da realidade de muitas pessoas, que sentem a necessidade de oxigenar as ideias, desfrutar das horas sem o cronômetro dos compromissos. As mulheres, com jornadas múltiplas, sabem como estes momentos de pausa são essenciais e revigorantes.
Quem não sonha com um cantinho para escapar do cotidiano e aliviar o estresse? As casas de veraneio despontam como oásis energéticos, e a busca se intensifica no período de festas. Um lugar aconchegante para relaxar traz benefícios para a saúde mental e melhoria na qualidade de vida. Além de proporcionar momentos de diversão com a família e os amigos, investir em uma casa de veraneio pode ser uma fonte de renda extra. Conheça as vantagens de ter um espaço assim e se vale mais a pena comprar ou alugar.
O que é uma casa de veraneio?
O termo sugere um espaço para passar as férias de verão, mas o uso vai além disso, principalmente no Brasil, onde o inverno não é tão rigoroso. É um lugar agradável, geralmente fica distante das grandes cidades. Pode ser uma casa ou até apartamento, no litoral ou no interior.
Não precisa ser um espaço glamoroso, a simplicidade e o conforto são bem-vindos. É fundamental uma cozinha com eletrodomésticos e utensílios para o dia a dia. Menos é mais, excesso de móveis impede a circulação e dificulta a limpeza. Os móveis devem ser funcionais e de fácil manutenção. Na varanda e nos espaços abertos, os tecidos impermeáveis são mais duráveis e secam rapidamente. A ideia é trazer o máximo de leveza e fluidez para os dias de descanso. Ninguém tira férias para ficar horas higienizando os ambientes.
Seja em São Paulo, capital, ou até mesmo em regiões litorâneas e no interior, buscar casa para alugar ou comprar com o intuito de ter uma imóvel de veraneio é uma alternativa benéfica para ter um refúgio para desacelerar nas férias, nos feriados prolongados e no final de semana. Além disso, ter um segundo lar, possibilitando que deixe o ambiente mais acolhedor para você e seus hóspedes e familiares também para usufruir quando quiser.