É certo que a área do investimento é de interesse de muitas pessoas; no entanto, muitas dúvidas surgem no processo, tais como o valor necessário para começar a investir, quais objetivos devem ser traçados, qual tipo de investimento é o melhor e para qual fim, liquidez do investimento, entre outras coisas.
Quando o assunto é investimento, as mulheres saem na frente, de acordo com o estudo feito pelo grupo de investimentos americanos Fidelity; o estudo demonstra que as mulheres recebem um retorno mais positivo de seus investimentos em longo prazo. Das explicações possíveis para esse estudo, uma delas é a de que as mulheres movimentam menos os investimentos feitos.
Perfil do investidor e participação das mulheres
As pesquisas supramencionadas definem o perfil do investidor no Brasil, bem como quem são as pessoas mais confortáveis a investir. A quarta edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), estudou em 2021 como ficaram os investimentos e quais as decisões tomadas pelos investidores. Levando em consideração os anos de pandemia da covid-19, nota-se que o número caiu em 2020, uma vez que a classe C recuou; notou-se também que a poupança perdeu força e o tipo de investimento voltou-se para o produto.
Ademais, o perfil investidor brasileiro vem sofrendo mudanças, uma vez que, ainda modesta a participação das mulheres, ela chega a representar 35%, de acordo com a pesquisa Raio X do Investidor. De forma geral, novos investimentos surgem a cada ano, e, por isso, é necessário compreender e estar atualizado quanto a essas mudanças.
Tipos de investimento no Brasil
Existem diversas modalidades de investimentos, todas elas com suas vantagens e riscos; no entanto, antes de realmente investir, vale refletir a respeito da liquidez do investimento que será escolhido, ou se o investimento será em um bem ou produto. A liquidez, por sua vez, é o tempo em que levará para o dinheiro estar disponível. A poupança, por exemplo, é uma modalidade cuja liquidez é diária, uma vez que o acesso ao dinheiro é instantâneo.
Para aqueles que investem em produtos, o retorno será assegurado pelas garantias que aquele produto pode oferecer. Nesse sentido, uma vez pensada a liquidez do investimento, das possibilidades, existem o tesouro direto, o CDB, ações de empresas, fundos de investimentos e outros investimentos como o seguro de vida. Afinal, nesse cenário de investimentos, a opção de investir em um seguro de vida que garanta proteção para que um futuro financeiro seja planejado com segurança é primordial. Parte desse ponto a importância do seguro de vida, cujo investimento está para além do dinheiro, tratando-se portanto de um dos destinos do investimento que irão beneficiar o investidor em longo prazo.