Lifestyle

Nathalia Gibson: “Não quero falar sobre negritude só em novembro”

Share

Nathalia Gibson – Foto: Divulgação

Em 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra, mas é durante todo o mês de novembro que questões sobre racismo, igualdade, inclusão e a cultura afro-brasileira são discutidas. É nesta época que é enfatizado o fato de o negro ter um lugar na sociedade e, também, é o símbolo da luta de resistência diária que essas pessoas têm até hoje.

Para a influencer Nathalia Gibson, ainda há um longo caminho a percorrer para combater o racismo. “Infelizmente é algo que está presente na estrutura da sociedade. A população normalizou práticas, vocabulário e situações. E isso interfere diretamente nas relações pessoais, institucionais, econômicas, culturais… E, apesar de estarmos progredindo dia após dia, a luta está bem longe do fim”, afirma.

Inclusive, ainda é difícil explicar sobre racismo para aqueles que não sentem diariamente a discriminação. E, como dito antes, algumas crenças e práticas estão enraizadas na sociedade, o que torna comum a reprodução delas, embora seja totalmente errado. 

“Acredito que a forma mais correta de lidar com essas situações é cuidando do seu psicológico, porque causa danos a pessoa que sofre. E claro, recorrer ao judiciário. Afinal, racismo é crime, e aquele que o pratica precisa ser penalizado”, diz. 

Nathalia Gibson – Foto: Divulgação

Quando perguntada se já sofreu racismo, infelizmente a resposta de Nathalia é sim. “Confesso que fiquei sem saber como reagir na hora. Eu realmente não esperava, ainda mais vindo de outra pessoa preta”, conta. Mas o racismo estrutural existe e ainda é muito forte, até mesmo para pessoas pretas. “Aquela pessoa certamente passou por experiências e situações que a condicionaram a crer que o lugar de preto é apenas no lugar de servidão, que não acredita na possibilidade de ocupar outros lugares”, completa.

O importante em momentos assim é conscientizar. E a influencer deixa uma mensagem clara: “Não quero falar sobre negritude só em novembro, é algo para se lembrarem todos os meses. Nós pretos podemos ser quem quisermos, onde quisermos e quando quisermos. Ocuparemos nosso devido lugar dentro da sociedade. É uma luta diária, mas nós continuaremos firmes nela. E cada dia mais terá preto no topo”, finaliza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024