Lifestyle

Pesquisa Havianas-Datafolha traça perfil LGBTQIAPN+

Share

Foto: Pixabay

Havaianas, uma marca aliada à causa LGBTQIAPN+, realiza junto da ONG All Out, desde 2020, ações em parceria com a comunidade para que a sociedade possa, cada vez mais, perceber a relevância do tema e ajudar a ampliar o debate sobre a inclusão e o respeito. Através da Plataforma Pride, a marca dá mais um passo nesta caminhada ao encomendar a Pesquisa do Orgulho, uma parceria inédita com o Datafolha, que traz uma metodologia sistemática estatisticamente confiável com abrangência nacional e representativa da população brasileira adulta.

“Essa pesquisa é mais um passo importante na caminhada LGBTQIAPN+ no Brasil. Como o nome já diz, queremos que as pessoas tenham cada vez mais orgulho de serem quem são. Além de dados demográficos, este estudo Havaianas-Datafolha também traz tópicos como o mercado de trabalho, garantia de direitos e representatividade. E a gente acredita que falar sobre isso é papel da sociedade, mas também das marcas inseridas nela”, pontua Maria Fernanda Albuquerque, VP global de marketing da Havaianas.

A Pesquisa Havaianas/Datafolha aponta que 9,3% das pessoas se identificam como LGBTQIAPN+ na população adulta brasileira (16 anos ou mais). Os números tendem a aumentar nas regiões metropolitanas (11%), entre os mais jovens (18% na faixa etária de 16 a 24 anos e 13% entre 25 e 34 anos) e entre as pessoas com maior nível de escolaridade (11% curso superior). Além disso, a maioria dos que se identificam como LGBTQIAPN+ é solteira (59%) e sem filhos (70%).

“É até emocionante ler os resultados da Pesquisa do Orgulho e finalmente ter algumas respostas que buscamos há tanto tempo, como, por exemplo, quantas pessoas LGBTQIAPN+ nós somos no Brasil. Agora que temos mais informações, temos mais ferramentas para seguir na luta por igualdade completa de direitos – o que os próprios resultados mostram, ainda é um desafio muito grande”, comenta Ana Andrade, gerente sênior de campanhas para a América Latina com a All Out.

Para apresentar oficialmente os dados levantados na Pesquisa Havaianas/Datafolha, a marca realizou nesta quarta-feira (21.09), uma mesa redonda, em São Paulo, com a consultora de inovação e diversidade Cristina Naumovs, Ana Andrade, Maria Fernanda Albuquerque, Paulo Alves (Instituto Datafolha), a estilista Isaac Silva e a cantora Pepita.

Entre os destaques do estudo estão:

– Os mais jovens (entre 16 e 24 anos) são os que mais se identificam como LGBTQIAPN+, representando 18% da população LGBTQIAPN+ no Brasil;

– Uma a cada quatro pessoas* não concorda totalmente que pessoas LGBTQIAPN+ devem ter os mesmos direitos;

– 62% da população LGBTQIAPN+ economicamente ativa não falam com frequência sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero no trabalho: nesse ambiente o assunto é abordado às vezes, raramente, ou nunca;

– Em comparação com o restante da população, a hostilidade ou preconceito dentro da família é 16p.p maior entre pessoas LGBTQIAPN+;

Sete a cada 10 pessoas LGBTQIAPN+ economicamente inativas sentem que não são avaliadas apenas pelas suas qualificações profissionais em entrevistas de emprego; Na população LGBTQIAPN+, 17% sempre sofrem discriminação. Esse número é quase o dobro, compararado com a população não-LGBTQIAPN+ (9%);

Apenas 34% das pessoas não LGBTQIAPN+ concordam totalmente que é comum demonstrações públicas de afeto entre casais homoafetivos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024