Top

Beleza & caos

Caetano Veloso – Foto: Matheus Evangelista

Por Matheus Evangelista

RG havia contado que a noite dessa terça-feira (13.09) no Rio de Janeiro seria, no mínimo, interessante. O motivo? O jantar beneficente, que aconteceu no Museu de Arte Moderna carioca, em prol da Escola Spectaculu e da TV Pelourinho seguido de leilão e uma série de shows de artistas do calibre de Caetano Veloso, Daniela Mercury e Fernanda AbreuGaby Amarantos, Mart’nália e Marisa Orth (sim, ela fez uma palhinha com Gaby e foi um dos pontos altos da noite!) todos ciceroneados por Pretinho da Serrinha e sua banda, completaram o time dos que colocaram a turma artsy para dançar.

O mais legal é que a noite é uma iniciativa da Arara, escritório criativo carioca de Malu Barretto e Pedro Igor Alcântara, talvez a dupla mais efervescente do pedaço, que criam e colocam de pé projetos fora da curva – ainda bem! A primeira edição foi em 2015 e agora pós-pandemia, o evento volta com vigor e força total, desta vez atrelada a abertura da ArtRio, maior feira de arte contemporânea do Rio.

First things, first: a noite começou com um jantar assinado por Alex Atala, que serviu um menu rebuscado brasileiríssimo: de entrada salada de feijão manteiguinha com purê de milho, seguido de arroz de rubacão e pirarucu com chibé; de sobremesa verrine de chocolate com cupuaçu; enquanto isso o leilão começou e esse “combo charity” já comum em eventos do mundo das artes de tempos em tempos.

Ao todo 40 obras estavam em leilão, entre elas criações de Adriana Varejão – uma das mais animadas da noite -, Ernesto Neto, Luiz Zerbini e Vik Muniz, por exemplo, esse último teve duas de suas telas arrematadas por R$ 410 mil – o montante final da noite chegou à cifra significante de R$ 2 milhões.

O valor deve colocar de pé projetos instigantes como os fomentados pela Spectaculu, organização que oferece formação e inserção profissional na indústria do entretenimento para jovens de 17 a 21 a nos; e a TV Pelourinho, que foi fundada em 2008 e desde então tem como principal objetivo capacitar jovens de 15 a 29 anos da periferia de Salvador nas áreas do audiovisual.

Passadas as formalidades, os shows começaram por volta das 23h e quem abriu o palco foi Caetano, que colocou o pessoal das artes plásticas para dançar – o que é incomum na turma geralmente atrelada ao famoso carão. O fato é que longe das telas e esculturas, as gallery girls & boys foram até o chão com um hit atrás do outro, deixando o blasé para depois – ufa.

Daniela Mercury – Foto: Matheus Evangelista

Daniela Mercury chegou em seguida e aí o Carnaval estava, literalmente, em curso. Entre clássicos e demais surpresas, a cantora se manifestou sobre o atual governo do presidente Jair Bolsonaro. “É um absurdo o que estamos vivendo nesse País. É insuportável, inadmissível!”, disse seguida de aplausos e um coro ovacionando Lula, um dos candidatos à eleição presidencial.

O deboche ficou completo quando a banda tocou instrumentalmente a marchinha de carnaval “A pipa do vovô”, em referência ao grito de “imbrochável”, dito pelo presidente Jair Bolsonaro durante seu discurso de 7 de setembro em Brasília. Às vezes o povo das artes sabe sim ser fun – ainda bem.

Entre os convidados estavam Isabella Capeto, Thaila Ayala, Pedro Sauer, Paula Raia, Marina Sanvicente, Kelly Lobos, Ju Gastin, Alinne Moraes e globais de todos os calibres – a noite só terminou lá pelas 3h ao som contagiante dos DJs Tales Mulatu e Pino Henrique Pedra, esse último, além de um charme, ainda é uma das promessas nas pick-ups do eixo Rio-SP.

Mais de Festa